Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Central de Monitoramento da Guarda Municipal é inaugurada em Pelotas

19 setembro
09:57 2013

Assinatura Policiamento ComunitárioO Executivo está autorizado a firmar convênio com o Estado para implantação, no âmbito municipal, do policiamento comunitário. A lei que autoriza o projeto foi assinada nesta quarta-feira (18/09/13), pelo prefeito Eduardo Leite, durante a inauguração das novas instalações do programa Primeira Infância Melhor (PIM) e da Central de Monitoramento de Câmeras, no terceiro piso da Empresa Municipal do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel).

Eduardo destacou a parceria e a serenidade com que a Câmara de Vereadores aprovou a lei. “É fundamental um ambiente de cooperação para articular políticas publicas que provêm melhorias de condições de segurança à população”.

Pelo convênio, tendo como intermediário a Brigada Militar, está prevista a criação de 11 núcleos com quatros policiais militares. A implantação e a manutenção do serviço ficará a cargo da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS).

Na Central de Monitoramento, onde funcionará a sede do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Eduardo se interou da nova estrutura e funcionamento do sistema, que, desde o segundo semestre de 2013, passou a operar com 39 câmeras. Em outubro de 2011, ainda na fase de implantação, 15 câmeras faziam o monitoramento da cidade.

Sala Monitoramento Câmera Guarda 02PIM

No ambiente de aproximadamente 60 m², cinco telões recebem, durante as 24 horas, imagens captadas das 39 câmeras de monitoramento distribuídas em avenidas e em frente a escolas. O vídeomonitoramento também está sendo priorizado nos acessos da cidade e em rotas de fuga.

Eduardo também deu boas vindas a alguns visitadores do PIM, após entregar a nova sede do Programa, que atende todos os bairros urbanos, abrangendo 2.200 famílias, 8.200 crianças com idades de zero a 3 anos e 528 gestantes do programa Mãe Pelotense.

O local será uma espécie de ponto de encontro dos 138 visitadores e do grupo técnico gestor, que reúne representantes da área da educação, cidadania e saúde, e de capacitações, além de acolher materiais das ações desenvolvidas junto às famílias.

Para a secretária Arita Bergamnn, o PIM passa a ter uma nova casa, uma nova marca e suas ações evitam, no futuro, políticas corretivas. Ainda conforme ela, Pelotas tem a maior equipe de visitadores do Estado.

Estiveram presentes à inauguração, secretários municipais, vereadores, representantes  de órgãos de segurança pública e Exército.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções