Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

Central de semáforos começa a ser instalada

07 agosto
09:45 2015

Após finalizar a implantação dos novos semáforos em 48 cruzamentos da área central do Município, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) recebeu na última semana os computadores nos quais serão instalados a central semafórica, responsável pelo monitoramento de cada cruzamento. Esse sistema irá permitir o acompanhamento remoto, agilizando ações de reparos e a configuração dos semáforos.

A instalação do software nos computadores foi feita pela empresa Digicon, contratada pela SSAT Sinalização, vencedora da licitação e responsável pela implantação do novo sistema de semáforos informatizados em Pelotas.

A equipe da STT que será responsável pela Central já começou a receber o treinamento necessário para utilizar o sistema. Os representantes da Digicon, Fabiano Lopes e Régis Ribeiro, são os responsáveis pelo treinamento, que irá capacitar as equipes na manutenção da central.  A utilização deste programa irá garantir a agilidade no conserto de possíveis problemas nos semáforos, já que a equipe terá o diagnóstico do ocorrido rapidamente, facilitando a manutenção. O treinamento da equipe vai durar entre 30 e 60 dias.

SISTEMA permite fiscalizar 48 cruzamentos

SISTEMA permite fiscalizar 48 cruzamentos

A NOVA CENTRAL SEMAFÓRICA

A central semafórica consiste no monitoramento através de chips colocados nos controladores dos semáforos, que comunica via GPRS todas as informações, tanto do controlador para a central como da central para o controlador. Isso permite que de dentro da Secretaria possam ser feitas as correções em alguns tipos de problemas, além de fiscalizar o cruzamento pela central. Também será possível criar planos semafóricos e implantá-los direto da Secretaria, sem ter que se deslocar até o cruzamento. O controle não fica limitado aos aparelhos localizados na STT, já que por meio de tablets a equipe poderá controlar e fazer a manutenção de qualquer lugar, caso ocorra algum problema.

48 CRUZAMENTOS MODERNIZADOS

O novo sistema de semáforos instalado em 48 cruzamentos da área central garante maior confiabilidade no sistema e mais segurança no trânsito, em especial aos pedestres, que agora contam com sinaleiras com temporizador, que cronometra de forma regressiva o tempo que a pessoa tem para atravessar a via.

SEGURANÇA

Na esquina das ruas General Osório e Marechal Floriano – uma esquina que sempre apresentou riscos aos pedestres, que não tinham tempo para atravessar a via de um dos lados – foi implantado um sistema de três tempos: agora há um momento exclusivo que as sinaleiras veiculares fecham e abrem as quatro travessias de pedestres, ao mesmo tempo, com contador que marca 15 segundos em contagem regressiva. A reestruturação do trânsito é realizada com recursos do governo municipal, angariados através do Estacionamento Rotativo. O Executivo está investindo R$ 1 milhão na modernização do sistema que traz melhorias nas condições de mobilidade e muito mais segurança para motoristas e pedestres.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções