Central de Teleconsulta começa a operar em novo horário
Desde ontem, a Central de Teleconsulta – serviço voltado, principalmente, para o atendimento de pacientes com sintomas gripais – terá alteração no horário. O atendimento passa a ser das 12 às 18h. A população pode entrar em contato pelo telefone 0800 6485 319, cujas ligações são gratuitas e atendidas por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionistas.
De acordo com Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a mudança foi realizada devido ao retorno dos servidores ao trabalho de forma presencial.
A Central está à disposição de segunda a segunda-feira para atendimento pré-clínico e, de segunda a sexta-feira, para consulta com psicólogos. Todas as ligações passam por um sistema de classificação, no qual o profissional, com base em questionário preestabelecido, identifica a necessidade do usuário e o atende. A ideia é que a população consiga um primeiro atendimento mais seguro, para agilizar a triagem dos casos de síndrome gripal, evitando que as pessoas se desloquem até as unidades de saúde quando não for necessário.
SMS alerta para atendimento de casos graves
Os casos considerados graves são os de ocorrência de febre há mais de 48 horas, oximetria abaixo de 93%, esforço respiratório, cianose (cor azulada ou acinzentada na pele, unhas, lábios ou ao redor dos olhos). A recomendação, para idosos e adultos, é procurar atendimento imediato na UPA Areal, localizada na avenida Ferreira Viana, 2.231, e no Centro Covid, na avenida Bento Gonçalves, 4.590. Crianças e adolescentes com quadros mais agravados, suspeitos ou confirmados com Covid-19 devem procurar apenas o Centro Covid.