Centro de Referência da Mulher e Cras Centro mudam de endereço
Mais duas mudanças estão sendo preparadas pela Prefeitura para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários dos serviços da Secretaria Assistência Social (SAS). O aluguel de uma nova sede para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro, à rua Gonçalves Chaves próximo a Dom Pedro II, vai possibilitar a qualificação dos serviços.
Além de ser um prédio com mais espaço para as atividades, especialmente para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o prédio que será desocupado com a mudança, na rua Benjamin Constant, passará a ser utilizado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Claudia Pinho Hartleben, que atualmente divide espaço com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O Creas, por sua vez, voltará a utilizar o espaço que estava cedido em sua totalidade.
De acordo com o titular da SAS, José Olavo Passos, os dois serviços necessitavam de mais espaço. O SCFV do Cras necessitava de uma área maior para atendimento das crianças, pois a casa da Benjamin já não comportava. O Centro de Referência da Mulher, por sua vez, nasceu no prédio do Creas e o número de mulheres atendidas tem aumentado ano a ano. Atualmente são mais de 180 usuárias e de 2020 para 2021, por exemplo, o número de atendimentos mais do que dobrou, passou de 643 para 1.518 atendimentos.
No novo endereço haverá uma brinquedoteca para os filhos e filhas das mulheres que estiverem em atendimentos e não tenham com quem deixar as crianças, além de separar os serviços e usuários, que acabavam se misturando pela questão física dos prédios.
A expectativa é que as mudanças sejam realizadas em abril.