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sábado, 23 de novembro de 2024

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CEO Sorrir completa um ano de sorrisos

CEO Sorrir completa um ano de sorrisos
14 setembro
10:09 2015

Em doze meses, o Centro de Especialidades Odontológicas já fez mais de 5.680 procedimentos de média e alta complexidade, mudando a vida de milhares de pessoas 

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Sorrir completa um ano nesta sexta-feira (11/9/2015) e já realizou mais de 5.680 procedimentos de média e alta complexidade. Criado para reforçar o atendimento no Município, dobrou a oferta de serviços especializados, dando suporte aos dentistas do atendimento básico, reduziu o número de extrações e viabilizou o tratamento correto para cada caso por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Elizângela da Silva Fernandes, 42 anos, passa por tratamento no CEO há dois meses. Encaminhada a partir de um posto de saúde, passou por uma cirurgia de gengiva e irá realizar, este mês, um tratamento de canal e uma extração.

O Sorrir atende pacientes nas especialidades de endodontia (tratamento de canal), cirurgias com graus elevados de dificuldade, urgências, periodontia (doenças na gengiva), raio X e pacientes com necessidades especiais.          Em um ano, realizou 960 procedimentos em pacientes com deficiência, 1.080 procedimentos especializados em gengivas, 400 tratamentos de canal, 1.080 cirurgias e 2.160 radiografias.

Elizângela conta que uma das coisas que mais a surpreendeu ao iniciar o tratamento foi ter recebido uma ligação da equipe do CEO para confirmar a consulta. “São coisas simples que a gente não costuma esperar de um órgão público, mas que fazem a diferença e nos surpreendem”, comenta.

Antes da criação dos centros, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) não tinham condições de atender às necessidades mais complexas, como cirurgias, tratamentos de canal e de gengiva. “Aqueles que não tinham condições de pagar pelo tratamento em uma clínica particular muitas vezes acabavam por perder os dentes problemáticos. Agora essas pessoas recebem o tratamento adequado”, comenta o responsável pela Saúde Bucal da Secretaria da Saúde (SMS), Leandro Thurow.

Depois de um período em depressão, Elizângela busca agora cuidar de coisas que tinham ficado para trás – entre elas, os dentes. Ela diz que o tratamento dentário, além da questão da saúde, melhoraram a sua autoestima. “Antes eu sentia dor nos dentes e já os arrancava. Hoje tenho profissionais para me orientar. Mudou minha vida”, desabafa.

COMO UTILIZAR O CEO

Por ser um serviço público especializado, as portas de entrada são as UBSs. O profissional da unidade faz o plano de tratamento para o paciente e, quando não é possível realizá-lo nas unidades, faz o encaminhamento, via Central de Regulação, para o atendimento e o usuário recebe uma ligação para marcar a consulta especializada.

Thurow explica que se todos fossem diretamente para o CEO, com problemas que podem ser solucionados nas UBSs, faltaria espaço para as necessidades realmente complexas.

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