Diário da Manhã

quarta, 17 de abril de 2024

Notícias

Cesar Victora ganha Prêmio Richard Doll em Epidemiologia

11 maio
09:15 2021

O epidemiologista brasileiro Cesar Victora  (foto) é o vencedor do Prêmio Richard Doll em Epidemiologia 2021, a principal premiação científica na área da epidemiologia mundial. Concedida pela Associação Internacional de Epidemiologia (IEA, na sigla em inglês) a cada três anos, a homenagem reconhece a trajetória de cientistas que, pelo conjunto de pesquisas na área, contribuíram para a evolução do conhecimento em questões fundamentais para a saúde da população.

Cesar Victora ganha Prêmio Richard Doll em Epidemiologia

Victora é Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atualmente dirige o Centro Internacional de Equidade em Saúde. Suas pesquisas ajudaram a definir políticas mundiais nas áreas de amamentação, nutrição infantil e desigualdades em saúde. Com contribuições para o avanço de métodos epidemiológicos e estatísticos aplicados à pesquisa em saúde materno-infantil, seus estudos, nos anos 80, levaram à descoberta da importância do aleitamento materno exclusivo para a sobrevivência infantil, servindo de base para a política de amamentação adotada, a partir de 1991, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nos anos 90, Victora tornou-se consultor da OMS, ajudando a avaliar a estratégia da agência para a gestão integrada de doenças diarreicas e respiratórias e outras causas de mortalidade infantil. Como colaborador da instituição, teve papel decisivo para o desenvolvimento das Curvas de Crescimento Infantil, que resultaram em padrões de referência para a avaliação do crescimento de crianças de zero a cinco anos utilizados hoje em mais de 140 países.

O professor emérito da UFPel também é reconhecido mundialmente por suas pesquisas com coortes de nascimento. Seus estudos à frente da Coorte de Nascimentos de 1982 em Pelotas ajudaram a determinar a importância da nutrição e dos cuidados de saúde nos primeiros mil dias de vida da criança – que vão desde a concepção até os dois anos de idade – para a saúde e o capital humano na vida adulta.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções