Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Chef ensina a preparar sobremesa para domingo de Páscoa

Chef ensina a preparar sobremesa para domingo de Páscoa
26 março
16:15 2024

A tradição de comer chocolate na Páscoa é uma combinação de simbolismo religioso, costumes culturais e o prazer irresistível que o chocolate proporciona

No entanto, a versatilidade do alimento permite que ele não esteja apenas nos ovos, mas também em sobremesas criativas.

Pensando nisso, o chef e docente do Senac Pelotas, André Eduardo Fonseca (foto), elaborou uma receita especial de brownie com cobertura de chocolate e confeitos, ideal para saborear com a família no Domingo de Páscoa. Confira o modo de preparo a seguir:

Ingredientes:

  • 220g de chocolate amargo ou meio amargo
  • 175g de manteiga
  • 4 ovos
  • 260g de açúcar cristal
  • 25g de açúcar mascavo
  • 140g de farinha de trigo
  • 35g de cacau em pó
  • 1 pitada de sal
  • 6ml de essência de baunilha
  • 300g de Chocolate meio amargo para banhar.
  • 100g de chocolate branco para decorar
  • Confeitos coloridos

Modo de preparo:

1º – Preaqueça o forno a 180 °C. Unte uma fôrma de 20cm de diâmetro com uma camada fina de manteiga, polvilhe cacau em pó e chacoalhe bem para retirar o excesso. Se preferir, forre com papel manteiga (é mais fácil para retirar o brownie no final).

2º – Em uma panela, adicione a manteiga e leve ao fogo baixo até derreter. Adicione o chocolate e vá mexendo até que derreta por completo e se misture com a manteiga, tomando cuidado para não aquecer demais e queimar o chocolate. Se preferir, pode fazer esta etapa no micro-ondas, mexendo de 30 em 30 segundos ou em banho maria.

3º – Em outra tigela, misture o açúcar refinado e o açúcar mascavo com os ovos sem aumentar seu volume.

4º – Despeje a mistura de ovos sobre a panela de chocolate e misture delicadamente.

5º – Apoie uma peneira sobre a panela, acrescente a farinha de trigo e o cacau em pó e mexa para incorporar. Adicione a essência de baunilha e misture. Após, transfira a massa para a assadeira.

6º – Leve ao forno preaquecido por 20 a 25 minutos ou até que as laterais estejam firmes, a superfície com uma película crocante e o centro, ainda mais mole. Lembre-se: para brownies, a regra de espetar um palito para checar se está assado deve ser feita no quarto centímetro de uma das bordas da assadeira.

7º- Caso vá desenformar, leve o brownie antes à geladeira e retire da fôrma com ele gelado.

Finalização:

1º – Utilize um cortador em formato de ovo de pascoa ou modele um cortador. Com os brownies gelados, corte ovinhos o mais próximo uns dos outros, pressionando com cuidado para remover do cortador.

2º – Forre uma assadeira com papel manteiga ou tapete de silicone. Com um garfo para banho, cubra todo o brownie no chocolate. Bata o garfo contra a borda da tigela em um movimento para cima e para baixo, até que atinja a espessura desejada e pare de escorrer. Atenção: Neste momento, o brownie já não deve estar gelado, ou o chocolate endurecerá. Acomode o brownie sobre a assadeira e repita nos demais ovos.

3º – Com um saco plástico de confeitar, faça riscas sobre os ovos de brownie. Caso o chocolate da cobertura esteja derretido, aguarde alguns minutos para riscar, ou eles irão fundir-se e o traço não ficará definido. Salpique o confeito imediatamente para aderir.

4º – Leve para a geladeira até que o chocolate estabilize. Com uma luva vinílica ou nitrílica, apare o chocolate das bordas.

Rendimento:

1 fôrma de 20 cm de diâmetro

Validade:

5 dias em temperatura ambiente, 10 dias refrigerado e 30 dias congelado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções