CHEGOU A HORA : Passo inicial para o hexa
Brasil abre a sua Copa do Mundo, enfrentando a Croácia, na Arena do Corinthians, em São Paulo
Chegou o dia da abertura da 20ª edição da Copa do Mundo. E também da estreia do Brasil na principal competição do futebol mundial. Como disse o técnico Luiz Felipe Scolari na entrevista coletiva desta quarta-feira: “Chegou a hora. Vamos todos juntos. É o nosso mundial”. O primeiro passo na caminhada em busca do hexacampeonato é diante da Croácia, às 17h, no Itaquerão – Arena do Corinthians -, em São Paulo.
A partida de estreia é mais tensa em função da espera ansiosa. O resultado serve de indicativo de ambiente para os jogos seguintes. A vitória diante dos croatas faz com que os brasileiros entrem definitivamente no clima da Copa. Mas um tropeço ou uma má atuação vai inevitavelmente gerar insegurança. O Brasil está no Grupo A, que tem ainda México e Camarões, que se enfrentam na sexta-feira em Natal.
A Seleção Brasileira é a única que esteve em presente em todas as edições do torneio. Já levantou a taça cinco vezes: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Ninguém venceu mais do que o Brasil. O histórico ressalta o favoritismo do time de Luiz Felipe Scolari. O fato de jogar em casa representa uma vantagem, mas, por outro lado, aumenta a pressão e a responsabilidade. É a chance de o futebol brasileiro enterrar de vez o fantasma de 1950, quando perdeu a final para o Uruguai no Maracanã, causando a maior frustração de uma torcida na história do futebol.
O técnico Luiz Felipe vai colocar em campo a formação que, em 29 de junho do ano passado, levantou a taça de campeão da Copa das Confederações, no Maracanã. A preparação nesta reta final para o Mundial, que começou no dia 26 de maio, transcorreu de uma maneira muito tranquila. Tanto que Felipão nem cogitou em alterar a escalação titular. Agora é provar na prática que quem manda é o dono da casa.
Croata diz que não perde o sono
O técnico da Croácia Niko Kovac disse em entrevista coletiva nesta quarta que sabe o que esperar de Neymar, principal destaque da equipe brasileira. Ele revelou também que não teve insônia por causa do confronto com o Brasil. “Eu não estou perdendo o sonho. Tive seis meses para estudar a equipe do Brasil. Nós sabemos o que esperar de Neymar, que é um jogador de classe mundial. Mas o Brasil não é só Neymar”, afirmou.
Novak diz que a estratégia de sua equipe é manter a posse de bola. “Se temos a posse de bola, o oponente não pode marcar gol. Sabemos que o Brasil não gosta de correr atrás da bola”, apontou.
Brasil e Croácia se enfrentaram uma vez em jogo de Copa do Mundo. Foi em 2006, na Alemanha, e o time brasileiro venceu por 1 a 0 – gol de Kaká, aos 44 minutos do primeiro tempo.
Ficha Técnica
BRASIL
Júlio César
Daniel Alves
Thiago Silva
David Luiz
Marcelo
Luiz Gustavo
Paulinho
Oscar
Hulk
Neymar
Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari
CROÁCIA
Pletikosa
Vrsaljko
Lovren
Corluka
Srna
Rakitic
Modric
Kovacic
Perisic
Olic
Jelavic
Técnico: Niko Kovac
Árbitro: Yuichi Nashimura; assistentes: Toshiyuchi Nagi e Toru Segara –todos do Japão.
Local: Arena do Corinthians (Itaquerão), em São Paulo. Horário: 17h.