Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

CHEGOU A HORA : Xavante inicia Gauchão em duelo contra o Aimoré

26 janeiro
08:38 2022

Confronto das 21h30 em São Leopoldo marca começo da caminhada do Brasil no Estadual

Por: Henrique König

Acabou a espera! O Campeonato Gaúcho 2022 entra em cena para o Grêmio Esportivo Brasil.

O último treino foi pela manhã e o deslocamento ocorreu à tarde, rumo a São Leopoldo. Neste ponto, o Aimoré, dono da casa, leva vantagem, pois, assim como o Brasil, treinou em dois turnos na segunda-feira, mas conseguiu encerrar os ajustes na tarde de terça.

Jerson Testoni avaliou que a equipe tem entendimento tático e é importante buscar variações mediante os adversários
Foto: Volmer Perez / GE Brasil

O Brasil tem duas principais dúvidas para escalação. O lateral-esquerdo Henrique Ávila e o volante Juliano Pacheco viajaram com a delegação, mas seguem no mistério. O técnico Jerson Testoni não confirmou a presença desses atletas, antes apontados como titulares, na equipe da estreia. Henrique passou por um desconforto na carga de treinos e ficou de fora do amistoso diante do Sindicato dos Atletas. Juliano teve entorse no tornozelo e preocupou mais o departamento médico xavante.

Dessa maneira, a escalação do Brasil pode ser a mesma que iniciou os 5×2 sobre o Sindicato no Bento Freitas. Caso tenham condição de jogo, a depender do apronto para partida, Henrique e Juliano podem ser agregados ao time.

Os substitutos imediatos são conhecidos: Gabriel Araújo, lateral de origem que já compôs também o meio campo, voltaria à lateral esquerda. O volante Ruan, que conhece o jogo com Jerson Testoni desde o Brusque, substituiria Juliano Pacheco.

Nas preparações para o Gauchão, vantagem para o Xavante, ao menos nos resultados, em um período em que o condicionamento físico e os ajustes táticos são mais importantes. O Brasil empatou com Guarany de Bagé, venceu São José e o Sindicato. O Aimoré chega em maior desconfiança, pois marcou apenas um gol nos testes. Empatou com o Sindicato, empatou com o Guarany e perdeu para o São José. Apesar disso, uma esperança está no comando de ataque. Lucas Silva, jogador que é o maior artilheiro da história do Aimoré. No Índio Capilé também a polêmica da volta do meia Wagner, que pode ser titular na estreia.

Para o jogo, o técnico xavante Jerson Testoni avaliou: “alcançamos o objetivo do que planejamos para pré-temporada. Mantemos intensidade e organização. A expectativa é a melhor possível. Futebol não tem uma receita pronta para o sucesso, mas esperamos um jogo forte e competitivo”.

O treinador ainda admitiu a dificuldade durante o início do processo: “foi preocupante, porque recebemos muitos ‘não’. Mas escutamos a opinião de todo mundo, com análise de desempenho, a gente foi atrás e fomos criteriosos. Nenhum clube consegue acertar 100%, mas o perfil do grupo está muito bom, atletas com capacidade técnica muito grande”, finalizou.

FICHA TÉCNICA: AIMORÉ x BRASIL

AIMORÉ: Fabian Volpi, Leandro Córdova, Jean, Natan e Lucas Sampaio; Paulinho Dias, Carlos Alberto, Wagner e Marco Antônio; Sassá e Lucas Silva. Técnico: Rafael Lacerda.

BRASIL: Marcelo; Marcelinho, Fernando, Helerson e Gabriel Araújo (Henrique Ávila); Ruan (ou Juliano), Karl, Marllon, Joanderson, Bruno Paulo e Thiago Santos. Técnico: Jerson Testoni.

  • ÁRBITRO: Jonathan Pinheiro, com Mauricio Penna e Claiton Timm.
  • HORÁRIO: 21h30
  • LOCAL: estádio Cristo Rei, em São Leopoldo
  • Partida válida pela primeira rodada do Gauchão 2022

Comentários ()

Seções