CHUVARADA : Prefeitura atua para reduzir transtornos
A chuvarada que começou na segunda e se estende até, provavelmente até sexta, já chegou à 56mm, segundo mostra o laboratório de Agrometeorologia da Embrapa.
Esse número é mais da metade da média mensal de outubro, que é de 100,7 milímetros distribuídos nos 31 dias do mês, de acordo com informações do Centro Agrometeorológico Embrapa/UFPel, câmpus Capão do Leão.
A instabilidade do tempo mobiliza o Poder Público Municipal. Defesa Civil, Sanep e secretarias da Prefeitura estão com equipes nas ruas, minimizando os transtornos causados pelo volume excessivo e acima do normal de chuva, agravado pelo vento.
FALTA DE ÁGUA
A Estação de Tratamento de Água Sinnott ficou sem energia elétrica a partir das 8h de ontem. O sistema de abastecimento de água funcionaram por bombeamento. Sem luz, as bombas se tornam inoperantes. Como consequência, regiões da Vila Princesa, Sanga Funda, Sítio Floresta, Areal Fundos e áreas próximas ficaram sem água. O Sanep manteve contato imediato com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para restabelecer o abastecimento com o retorno da luz.
Todas as casas de bombas operaram com capacidade plena e equipes de manutenção retiraram o lixo conduzido pelos canais, que se acumula nas grades de contenção, para que não danifique o sistema.
DEFESA CIVIL
Durante a manhã, a Defesa Civil recebeu pedido de uma lona para cobertura de uma residência na rua Santa Cruz. Não houve, até o meio-dia, mais nenhuma solicitação de auxílio de material ou para alguma remoção, de acordo com o coordenador da unidade de Pelotas, Paulo Darci dos Santos.
A Defesa Civil ainda informa que houve registro de queda de granizo, de pequeno porte, nas regiões do Fragata e zona norte. Não foram computados danos. Na colônia, a ocorrência de granizo foi na Cascata, 5º distrito.
DANOS ISOLADOS
Uma árvore de grande porte tombou na área da Unidade Básica de Saúde (UBS) Barro Duro. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) participou das ações para a remoção. Como a árvore estava em contato com a rede elétrica, a Prefeitura manteve contato com a CEEE para afastamento dos fios para retirada do tronco e galhos. A UBS não suspendeu o atendimento, embora sem energia elétrica.
Dois postes caíram na avenida Zeferino Costa, na zona norte da cidade. Equipe da Defesa Civil manteve contato com a CEEE e agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) isolaram a área por medida de segurança. A STT informa que, fora daquela região, nenhuma via teve o trânsito interrompido e a sinalização semafórica manteve-se em funcionamento.
As administrações regionais da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) atuam no sistema de drenagem de ruas não pavimentadas, para otimizar o escoamento das águas pluviais e minimizar alagamentos.