Chuvas na cidade ultrapassam volume histórico para janeiro
A manhã de ontem, em Pelotas, foi destinada a verificar o resultado do intenso volume de chuvas que atinge a cidade desde a segunda-feira (14). Até o final da noite de terça, foram acumulados 130 milímetros, ultrapassando a média histórica para o mês de janeiro, de 120 milímetros. Com este número, somado ao restante da última quinzena, à marca de 230 milímetros foi registrada, conforme pluviômetro da Barragem Santa Bárbara.
Com o objetivo de colaborar com a população e evitar maiores transtornos, as equipes do Sanep e da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) trabalharam nos bairros durante toda a terça-feira, realizando a limpeza de bueiros dos locais com maior concentração de água e a retirada de lixo das grades de acesso às casas de bomba, que mantiveram funcionamento normal mesmo com o grande volume.
Ainda assim, alagamentos foram registrados em diversos pontos da cidade e, até o final da manhã desta quarta, a SSUI e o Sanep atuavam em localidades onde o escoamento não foi satisfatório. Estas regiões receberam equipamentos específicos, a fim de realizar a drenagem das vias.
A Colônia Z3 foi outro local que teve problemas em decorrência da chuva na terça-feira, mas, conforme informou a Defesa Civil, nesta manhã a situação já havia sido resolvida e a água baixado, apesar de ainda haver alguns alagamentos pontuais.
Durante a tarde as equipes irão se reunir para planejar os próximos dias, que continuam com a previsão de tempo instável na região de Pelotas.