Diário da Manhã

sexta, 10 de maio de 2024

Notícias

Cia de Dança Afro Daniel Amaro tem agenda cheia no mês da Consciência Negra

Cia de Dança Afro Daniel Amaro tem agenda cheia no mês da Consciência Negra
14 novembro
15:50 2023

Companhia participa de evento em Santa Vitória, realiza performance e mostra gastronômica com referência a orixás e é presença confirmada em festival de dança em Alegrete

A exemplo de anos anteriores o mês de novembro, em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20), é agitado na Companhia de Dança Afro Daniel Amaro. A partir da segunda quinzena, o grupo estará em pelo menos três eventos – em um deles, dia 22 (quarta-feira), no papel de promotora e realizadora da 2ª Performance & Culinária dos Orixás, iniciativa que reúne gastronomia, dança e música ao vivo nas dependências do Mercado Central.

A primeira parada é em Santa Vitória do Palmar. No dia 20 (segunda-feira) a Companhia participa como convidada pela Secretaria de Educação e pelo Fecomércio SESC, de um curso de formação para professores da rede municipal de ensino no clube Liame Operário (em frente à rodoviária, centro da cidade). Objetivo do encontro, conforme a Companhia, é proporcionar uma vivência sobre a história da cultura africana e afro-brasileira por meio dos processos de identificação do racismo no cotidiano escolar. Além de duas apresentações do espetáculo Conto, cordas e canto, em que Daniel Amaro, coreografa as canções do compositor e músico Maikão Mel em uma montagem que além de dança e música une literatura e artes plásticas, o diretor da Cia. fará duas falas sobre a dança como linguagem para compreensão dos elementos formadores da cultura africana e afro-brasileira. No elenco, os intérpretes e bailarinos Anielle Lemos, Bianca Bessa, Daniela Vieira, Priscila Couto, Morgana da Silva e Yaritza Carvalho, além dos músicos Maikão Mel, Roberto Sousa, Cleber Vieira e Wesley Vieira.

Performance & Culinária

Dia 22 (quarta-feira), pelo segundo ano seguido, a Companhia de Dança Afro Daniel Amaro realiza a 2ª Performance & Culinária dos Orixás, que reúne gastronomia, dança e música no Mercado Central de Pelotas. Os bilhetes, a R$ 90,00, estão disponíveis via telefone/whatsapp (53) 98136.0627 e na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/2-performance–culinaria-dos-orixas__2234910)

Na programação, janta com cardápio alusivo a cada um dos sete orixás, apresentação de dança com bailarinos da Cia. e música ao vivo com Dani e Dena (vozes, violão e ganzá), Beto Alfaiate (surdo) e Emanuel Brizolara (pandeiro).
O menu é assinado pelo chef André Eduardo da Fonseca, professor da escola Senac Pelotas e coordenador da equipe de alunos e colegas do curso de Gastronomia na confecção dos pratos. A 2ª Performance & Culinária dos Orixás conta com apoio institucional do Sebrae e apoio da Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Parceiros: Senac, Fecomércio, Sesc/Pelotas, Programa Em Pauta e ZN Eventos. Intérpretes e bailarinos: Mayson Gonçalves, Ludmila Coutinho, Vivian Lemos, Erick Dias e Debora Mendes; ogans: Cleber Vieira, Wesley Vieira e Alisson Soares; coreografia e direção artística: Daniel Amaro.

Na madrugada do dia 23 a Cia. pega a estrada rumo a Alegrete para apresentação de A dança dos orixás, espetáculo convidado do 25º Festival de Dança Alegre Alegrete, retomado após intervalo de oito anos, com direito a cortejo de abertura pelas principais ruas da cidade. A apresentação do espetáculo está prevista para as 20h30 no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek. O evento é uma realização do sistema Fecomércio, via Sesc/RS, e prefeitura de Alegrete.

 

FOTO: ALAN MIGUEL GONÇALVES

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções