Ciclovia da Duque de Caxias entra nos trechos finais
A ciclovia mais extensa da cidade está prestes a ficar pronta. É a da avenida Duque de Caxias que, no total, terá 5.117 quilômetros de extensão destinados a garantir segurança para o deslocamento de ciclistas. O trajeto inicia-se na rua Professor Francisco de Paula Alves da Fonseca e se estende até a rua Professor Araújo.
O engenheiro Patrício Xavier, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), gerente da obra executada pela empresa Mac Engenharia Ltda, informa que a construção da ciclovia encontra-se na penúltima quadra – entre as ruas Baltazar Brum e Marcílio Dias (sentido Centro/bairro).
Na última quadra – entre as ruas Baltazar Brum e Professor Araújo -, a estrutura deixará de ser ciclovia e passará a ciclofaixa, correndo pala lateral do canteiro central, sentido Centro/bairro.
Paradas de ônibus
A última parada de ônibus que falta concretagem, localizada na Praça 20 de Setembro a partir do entroncamento com a rua Marcílio Dias, teve a pista escavada para receber o material.
Ao todo, 42 pontos existentes junto às paradas de transporte coletivo da Praça 20 de Setembro e da Duque Caxias, de acordo com o projeto de requalificação, terão concreto na pista correspondente, para evitar que o impacto das manobras dos veículos pesados danifique a pavimentação. Nos próximos dias, equipe que trabalha com asfalto vai pavimentar os encontros entre as placas de concreto e as pistas. São 21 paradas de cada lado.
Outras ações
Diversas frentes de trabalho realizam intervenções simultâneas na Duque. Pontos de drenagem estão em fase de recomposição, assim como as travessias (tubulações que passam por baixo da pavimentação e vão até as bocas de lobo).
Os passeios internos do canteiro central da praça 20 de Setembro, principalmente nas imediações do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), estão em fase de acabamento. Antes, pedestres atravessavam de um lado para o outro da via sem o conforto dos caminhos pavimentados.