Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Ciclovia da Ildefonso está em andamento

21 maio
08:47 2021

A construção da ciclovia/ciclofaixa (ambos os modelos são adotados) da avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, com 4,33 quilômetros de extensão, entre as avenidas São Francisco de Paula e Leopoldo Brod, nas Três Vendas, avança e já está com quase a metade do projeto concluído (foto). A estrutura contará com pavimentação em concreto, travessias elevadas, requalificação e implantação de iluminação pública, e sinalização horizontal e vertical. A execução, sob responsabilidade do Município, é fiscalizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O valor da obra é superior a R$ 1,8 milhão e os recursos têm origem no programa de reestruturação do sistema de mobilidade urbana da Caixa Federal. A empresa RK Benetti Engenharia Eireli executa o projeto. Os serviços dão conta de terraplenagem, decapagem (remoção de material), regularização do leito, sub-base e base, imprimação (banho de emulsão asfáltica) e pavimentação.

“Hoje, a avenida Ildefonso Simões Lopes, infelizmente, é a via que registra maior número de acidentes com ciclistas na cidade. Sendo assim, a prefeita Paula Mascarenhas, atenta ao problema, solicitou à Secretaria de Planejamento e Gestão que fizesse o projeto de uma ciclovia/ciclofaixa moderna e segura para a via. Isso está se concretizando no momento,” esclarece o secretário Roberto Ramalho.

CONHEÇA O TRAJETO

Na Ildefonso Simões Lopes, a pista exclusiva para trânsito de bicicletas tem início junto à ciclovia da avenida São Francisco de Paula. A estrutura se estenderá até o entroncamento com a Leopoldo Brod, interligando-se à futura ciclovia daquela avenida.

Ramalho lembra que já existe um trecho de ciclovia construído, na Ildefonso Simões Lopes. O fluxo de ciclistas naquela via é intenso e, para o secretário, a opção de levar a expansão da infraestrutura cicloviária de Pelotas àquela avenida é uma escolha certa, oferecendo mais segurança e conforto aos usuários, principalmente trabalhadores e estudantes que têm na bicicleta o seu meio de transporte.

O valor da obra é superior a R$ 1,8 milhão e os recursos têm origem no programa de reestruturação do sistema de mobilidade urbana da Caixa Federal.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções