Cidade aplica 2ª e 3ª doses contra Covid-19 nesta semana
A vacinação contra a Covid-19 continua em Pelotas, nesta semana, quando a Prefeitura realizará ações para segunda e terceira doses. As proteções começam a ser aplicadas a partir de terça-feira (21) e continuam até a próxima segunda-feira, dia 27 de setembro, nos pontos localizados nos bairros da cidade, no IFSul da Praça Vinte de Setembro e também em drive-thru no Centro de Eventos.
A Secretaria Municipal de Saúde relembra que é necessário observar quais documentos devem ser apresentados para proceder com a complementação da vacina. Pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer nas datas marcadas. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.
Confira o cronograma da semana e programe-se:
Bairros – das 10h às 15h
Terça-feira (21) – 2ª dose para pessoas de 54 anos, que receberam a 1ª dose da AstraZeneca no dia 21 de junho.
– Segunda-feira (27) – 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão.
IFSul – Pça 20 de Setembro, entrada pela rua Jornalista Cândido de Melo – das 9h às 17h
Terça-feira (21) – 2ª dose para pessoas com deficiências permanentes de 18 anos ou mais, que recebem ou não Benefício de Prestação Continuada (BPC), e tenham sido vacinadas com a 1ª dose da Pfizer no dia 19 de junho.
Drive-thru – Centro de eventos, das 9h às 17h
– Quinta-feira (23) – 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão.
Não esqueça de levar os documentos corretos
Para 2ª dose
– documento de identidade;
– comprovante de vacinação para comprovar a 1ª dose.
Para 3ª dose
Idosos com 70 anos ou mais
– documento de identidade;
– comprovante de vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com seis meses de intervalo desde a última aplicação.
Imunossuprimidos
– documento de identidade;
– novo atestado padrão, confeccionado pela Prefeitura, disponível no site do coronavírus. Esse atestado é diferente daquele exigido para a primeira dose do grupo de pessoas com comorbidades. Para emitir o documento, os pacientes devem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou algum outro serviço de saúde. A esse grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que o intervalo entre a segunda ou a dose única, e a 3º dose, seja de 28 dias.
Veja os pontos de vacinação nos bairros:
– Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
– Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro (na terça-feira, 21 de setembro, a ação ocorrerá no ginásio da escola)
– Associação Rural – Casa da Amizade, av. Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
– Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata.