Diário da Manhã

segunda, 21 de outubro de 2024

Notícias

CINEMA : Filme sobre Simões Lopes integra a seleção oficial de festival na Índia

30 março
09:11 2022

O curta ainda não foi exibido em salas de Pelotas

“A Última Morada de João Simões Lopes Neto” tem 25 minutos, e foi lançado em 2019. No País, o filme cujo roteiro, criado pelo escritor e artista visual Manoel Magalhães, dá vida à estátua que homenageia o autor pelotense João Simões Lopes Neto (1865/1916), já foi exibido em festivais e mostras no Nordeste, Santos e Rio de Janeiro. Em outubro, ocorreu a chegada ao exterior, com a participação no “Make Art Not Fear – Short Film Festival”, realizado na cidade do Porto em Portugal. Embora ainda não tenha sido exibido em salas locais, conforme a equipe, o filme neste ano, foi ainda mais longe. Em março foi selecionado para o “Kalakari Film Festival”, em Dewas na Índia. O grupo divulga: “Por onde passa, o filme chama a atenção tanto do público, quanto da crítica, e dos profissionais que compõem o júri oficial, por conta da sensibilidade com que a história é apresentada”.

RECONHECIMENTO – A equipe do curta, avalia que, possivelmente, o filme ainda não tenha sido exibido na cidade de origem, em consequência das restrições no período crítico da pandemia. No entanto, também é mencionado que, além de Pelotas, demais cidades gaúchas – e Simões é referência do gauchismo -, ainda não apresentaram o curta. Outro aspecto, refere-se ao reconhecimento em variados eventos pelo País e até fora, que contrasta com o “esquecimento” nas seleções de festivais no Rio Grande do Sul. “O Kalakari Film Festival é considerado um dos maiores festivais de cinema da Índia, com diversos eventos em paralelo, e exibições de filmes de diversos países, de todos os continentes. A produção gaúcha conseguiu o feito de representar o Rio Grande do Sul, estando lado a lado com nomes importantes do mercado audiovisual internacional”, acrescentam os integrantes do curta.

ELENCO: Vagner Vargas (João Simões Lopes Neto); Clemente Viscaino (coronel Pedro Osório); Roberta Pires (Melpômene); Hakeen Mhucale (personagem que representa escravizado no século XIX). Produção: ZESKI Filmes (Márcio Kinzeski); ARTPEL (representada por Sérgio Bizarro). Produção Executiva de Marilaine Quintanilha. Equipe técnica: Vitor Liesenfeld (desenho de som, montagem e finalização); Rogério Farias (direção de fotografia); Andrea Mazza Terra e Gê Fonseca (figurino do personagem João Simões Lopes Neto); Gutto Pereira (caracterização, cabelo, visagismo e maquiagem do personagem João Simões Lopes Neto); Oswaldo Beauty (cabelo e maquiagem da personagem Melpômene); Foto Still, Janine Tomberg; Sérgio Bizarro (grua, traveling, captação de áudio). Mais informações, acesse A Última Morada de João Simões Lopes Neto no Facebook.

Ícone Simões, ator Vagner Vargas e roteirista Manoel Magalhães

(C0G0Y)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções