CINEMA : Incertezas e as ilusões no longa pelotense “O Bairro”
Segunda será lançado o segundo “teaser” de divulgação do filme “O Bairro”
Por Carlos Cogoy
Uma prévia sobre o personagem “Nataniel Moraes”, o Natã no longa “O Bairro”, será divulgado na segunda-feira às 21h30min. A informação é do escritor Vinicius Lemes, roteirista de 23 anos, que acrescenta sobre o protagonista interpretado por Leandro Rodrigues: “Natã é um jovem que pagou pela sua antiga vida criminosa. Solto, vive um relacionamento inconstante com a mulher, e está de volta ao bairro turbulento que o colocou atrás das grades. Ele percebe que muito pouco mudou, mas terá de lidar com o retrocesso, pois sua nova mentalidade é evoluir dessa realidade”. Conforme Vinicius – autor da História em Quadrinhos “O Lado Negro da Praça” -, a prévia sobre o personagem tem duração de um minuto, e poderá ser assistida no canal “Cupinxa Comics” do Youtube, Facebook Vinicius Lemes ou Instagram: @cautcheitcha
BAIRROS – Vinicius diz que as gravações, sob a direção do experiente José Mattos, começaram em meados de 2017. Como a produção não conta com patrocínios, são constantes as dificuldades. Entre os transtornos, conta o roteirista, desde o dia chuvoso que dificulta a presença dos atores, até a parte burocrática para conseguir gravar alguma cena, em via pública, que tenha simulação de perigo. No entanto, a perspectiva é que o filme esteja concluído neste ano. De acordo com Vinicius, o título é referência aos bairros Areal e Cohab I.
DRAMA da juventude, que tanto pode estar num bairro pelotense, quanto em qualquer outra periferia, avalia Vinicius, é apresentada através dos protagonistas “Davi” – interpretado por Jonas Neuenfeld -, e cujo “teaser” foi lançado segunda-feira, e “Natã”, que já é pai, e tenta retomar sua vida. “O foco é mostrar os problemas da juventude pelotense, mas o tema é universal, pois jovens sofrem ao redor de todo o globo. Há problemas familiares de abuso, incertezas e ilusões com o crime, o consumo de drogas por diversão, ou até como escapismo das dores. Também abordamos sobre o sofrimento, e a delicada questão das doenças mentais. Mas não queremos demonizar, e muito menos santificar, apenas mostrar o que é real. Sou jovem e quero, com a arte, documentar esses desafios. Com projetos artísticos, desejamos educar conscientizando”, explica Vinicius.
ELENCO reúne: Jonas Neuenfeld; Lucas Ulguim; Hugo Leonardo Tavares; Vivi Lauz; Luis Gonçalves; Vera Nunes; Isis Marques; Leandro Rodrigues; Damaris Cogno; Taylor Rodrigues; Lumilan Noda; Miguel Dutra; Vinícius Lemes; Evandro Scaglioni; Everton Barlavento.
No grupo desde atores profissionais, até talentos que foram descobertos durante as gravações nos bairros. Equipe técnica: Julio Meireles Furtado; Jeferson Lopes (direção de fotografia); Jordan Romano (captação de drones).