Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

CINEMA PARA IDOSOS : Projeto necessita voluntários para carona solidária

28 março
08:48 2017

Retomada da iniciativa “Arte pela luz dos olhos teus”, que proporciona sessões de cinema para idosos de asilos e lares geriátricos

Por Carlos Cogoy

Em abril as sessões serão dias 4 e 18. Trata-se do “Cinema para idosos”, que integra o projeto “Arte pela luz dos olhos teus”, idealizado pela cantora pelotense Xana Gallo, e desenvolvido há quatro anos. A ideia é promover atividades aos idosos que residem nos asilos e lares geriátricos. Desde o ano passado, em parceria com o Cine UFPel – rua Lobo da Costa 447 -, sob a coordenação da professora Cintina Langie, os idosos dispõem de sessões especiais.

Carona para idosos 5Eles escolhem o filme que assistirão, recebem lanche, e interagem com os voluntários que colaboram com a “carona solidária”. De acordo com Xana, o calendário deste ano oferecerá sessões quinzenais. O espaço oferece 82 lugares, e são necessárias caronas para o deslocamento. Conforme divulgação, interessado em participar, deve enviar nome completo, email, WhatsApp, e bairro que reside. Contato no email: [email protected]

Carona proporciona logística para o projeto e vínculo com idoso

Carona proporciona logística para o projeto e vínculo com idoso

VOLUNTÁRIOS – Os filmes serão às terças, em semanas alternadas.  A ideia é que seja feito rodízio entre os caroneiros. Assim, mesmo com sessões quinzenais, o voluntário se deslocará apenas numa das terças do mês. No dia da sessão de cinema, o idoso deve ser buscado às 14h, o que possibilitará deslocamento tranquilo até o Cine UFPel. A sessão iniciará às 15h, com término em torno de 17h. Xana observa que os caroneiros são orientados em relação a alguns procedimentos básicos.  Um deles é o “termo de responsabilidade”. O documento, embora não seja obrigatório, é sugerido para formalizar o transporte. No termo, devem constar os nomes dos idosos que irão no veículo.

E o documento também deve ser assinado pelo responsável da casa geriátrica. No banco traseiro do carro, a recomendação é dispor de fraldas ou sacos plásticos. Nas poltronas da sala, também alguns assentos são forrados. Alguns dos idosos são cadeirantes ou caminham com dificuldade. Então, havendo necessidade, é preciso que o voluntário tenha paciência, e colabore com o deslocamento. A cadeira de rodas pode ser dobrada e acondicionada no porta-mala.

Xana menciona: “A proposta do projeto não é arrecadar doações, nem envolve dinheiro, ou presentes, tampouco questões materiais. Então não são feitas promessas aos idosos, bem como deve ser evitado o agrado com algum objeto. Afinal, a doação pode estabelecer desigualdade, já que um ganhará e os demais não receberão. O principal objetivo é proporcionar lazer, num vínculo de carinho e amizade, que se consolida através da carona ao cinema. E o ideal é que o voluntário, mensalmente, acompanhe os mesmos idosos”.

Idosos escolhem o filme que assistirão a cada quinze dias

Idosos escolhem o filme que assistirão a cada quinze dias

LARES – A coordenação do “Cinema para idosos”, divulga lares que estão necessitando de voluntários para as caronas: Centro Social Filadélfia à avenida Juscelino K. de Oliveira 1.550, caroneiros sob coordenação de Eliana Trentin; Encontro Lar de Idosos – avenida Fernando Osório 664 -, projeto conta com a coordenação de Amanda Moura; Hospedaria Quinta Urbana – av Dr Augusto Simões Lopes 181 – e Gislaine Lessa Kringel coordena o grupo de caroneiros; Amor à Vida – Félix da Cunha 857 – caronas sob orientação de Giuliane Becker Darley;  Asilo de Mendigos – Parque D. Antonio Zattera 338 – com Jamile Matar; Abrigo de Idosos – Gago Coutinho 292 no Areal – com  Angélica Petrucci; Lar de Idosos Rosa de Saron  – Marechal Feliciano Mendes de Moraes 710 no Areal – com Flávia León; Aconchego do Idoso – Gonçalves Chaves 3007 –, ainda sem coordenador para as caronas;  Lar de Idosos  Felicidade – av Fernando Osório  678 – sem coordenador;  Vovolândia – avenida Duque de Caxias 1077 A – ainda sem coordenador.

APOIO – O lanche oferecido aos idosos, conta com a colaboração da confeitaria Berola, Biscoitos Zezé e refrigerantes Biri. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções