Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

CINEMA : Pelotenses participam de curta sobre o game GTA

15 outubro
09:05 2021

Por Carlos Cogoy

Existência, depressão, criminalidade, descaso do poder público. Temas abordados no curta “Na Frente da Bala”, que estreia nesta sexta às 19h no Youtube. O filme é uma homenagem aos vinte anos do game Grand Theft Auto III (GTA). No curta, que tem duração de 21 minutos, a trama acontece antes do início de uma sessão do game. Talentos pelotenses participam da produção, que poderá ser assistida no canal Supremospidey.

Atores pelotenses Miguel Dutra e Leandro Rodrigues

PELOTENSES – Autor da História em Quadrinhos (HQ), “O Lado Negro da Praça” – desenhos são de Jardel Ferraz -, e roteirista do longa “O Bairro”, cujo lançamento deve ocorrer ainda neste ano, Vinicius Lemes é um dos pelotenses que participam do filme em homenagem ao GTA. Ele diz que revisou o roteiro, autoria de Luis Carlos, e oficialmente foi um dos produtores. Também aparece, numa ponta, na introdução do curta. Outra presença é de Jeferson Lopes – diretor de fotografia de “O Bairro” -, que dirige o áudio da cena pós-créditos. Já os atores Leandro Rodrigues e Miguel Dutra, no filme atuam como comunicadores da Rádio Game. Na equipe, Vinicius “Monu” Bruno criou a trilha “Give me Liberty”, que toca enquanto rolam os créditos. E Ricardo Rosado fez a mixagem do som de Monu.

Vinicius Lemes na produção

GTA aproximou Vinicius Lemes da equipe paulista. O roteirista pelotense explica: “GTA é uma série aclamada de jogos de videogame, criada pelo Studio Rockstar Games. O jogo usa a roupagem da vida marginalizada, para fazer uma crítica e sátira ao ‘sonho americano’, abordando temas como ganância, pobreza, traição e superação. E o GTA é uma das fortes fontes para minha escrita, em especial os roteiros, pois estudo a trama dos jogos da franquia, principalmente a do GTA: San Andreas. Considero como o jogo que mais aborda sobre a segregação social. Como hobby, jogo por várias horas. E o meu amor pelo jogo, fez com que participasse de fóruns sobre o game no Facebook. E foi assim que o jovem diretor Luis Carlos, admirou-se por uma análise que fiz sobre um dos GTAs. Daí, em abril do ano passado, entrou em contato para trocar ideias, pois pretendia falar sobre o jogo, no curta que desejava produzir. Ele se surpreendeu, quando soube que eu estava produzindo o filme ‘Bairro’. Então, foi se fortalecendo a amizade, e me integrei ao curta ‘Na Frente da Bala’”.

PARTICIPAÇÃO – Vinicius acrescenta sobre metodologia a distância: “Minha participação foi 90% online. Então, através de chamadas de ligação ou vídeo na revisão do roteiro de Luis Carlos. Além disso, também na revisão do que o diretor considerasse importante, como detalhes do figurino, trailer e até mesmo a edição. Os outros 10% foram presenciais, em Pelotas, dentro do estúdio de fotografias Insight Formaturas, no Shopping Calçadão. Foi lá que gravamos o áudio para uma cena pós créditos”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções