Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

CIRCUITO DANDÔ : Duo “Batuque de Cordas” toca nesta sexta no Sindicato da Alimentação

03 novembro
09:24 2022

Por Carlos Cogoy

Completando vinte anos, o duo de violões “Batuque de Cordas”, retorna à região para apresentações no “Dandô Circuito de Música Dércio Marques”. No duo, os instrumentistas Vinicius Correa e Cláudio Veiga, que já lançaram quatro discos, e realizaram apresentações em diferentes regiões do País, e também em países como Alemanha, Bélgica e Holanda. A apresentação em Pelotas será na sexta às 20h. Como anfitrião, o músico chileno Hector Rojas. O recital acontece no auditório do Sindicato da Alimentação – rua Almirante Barroso 3.124. Entre os parceiros: Adufpel-Sindicato; Instituto Mário Alves (IMA); RádioCom 104.5; Feira Virtual Bem da Terra; Sindicato da Alimentação; TEIA Ecológica; Sindicato Trabalhadores Ind. Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Pelotas; Chapper & Cavada – Sociedade de Advogados; Aducpel. Ingresso a R$20,00.

REGIÃO – Duglas Bessa, que coordena o Circuito DAndô no Extremo Sul, acrescenta que, além de Pelotas, o duo toca em Candiota e Pedro Osório. Na quinta às 19h30min, concerto no Centro Cultural de Candiota “Usina do Saber”. O músico anfitrião será Juliano Santos. No sábado às 21h, a apresentação será em Pedro Osório. Como anfitriões, Alexandre Souza e Fernando Oliveira. E o local será o auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental Getúlio Vargas – avenida Tiradentes 38 – no bairro Brasília. Como parceira, a Secretaria Municipal de Cultura de Pedro Osório.

Premiados Cláudio Veiga e Vinicius Corrêa já tocaram na Bélgica, Alemanha e Holanda

DUO conforme divulgação: “Essencialmente instrumental e violonístico, com músicas compostas ou arranjadas especialmente para a formação. Os violões de Vinicius Correa e Claudio Veiga compõem uma intensa trama musical, cheia de timbres, ritmos e melodias, que mantêm um constante diálogo, evidenciando assim, um dos traços mais marcantes do ‘Batuque de Cordas’, que é a originalidade com que o duo aborda os arranjos e as composições, que integram o seu repertório. A apresentação conta a história dessa trajetória, apresentando as músicas mais importantes gravadas pelo duo e as mais constantes em seus concertos e projetos”.

DISCOGRAFIA é composta de quatro CDs independentes: Batuque de Cordas em 2022; Trio em 2006; Lendas Africanas em 2012; Lundu em 2015. Com o primeiro álbum, o duo recebeu em 2003, o Açorianos de Melhor Disco Instrumental, e também de Melhor Grupo Instrumental.

TRAJETÓRIA – Ainda em 2003, o duo tocou em Bruxelas e Antuérpia na Bélgica, Hamburgo e Berlim na Alemanha, e Rotterdam na Holanda. Em 2008, interior de São Paulo e novamente a Bélgica. Em 2010 e 11, concertos em Santa Catarina. Entre os inúmeros eventos: Festival Fête de la Musique em Genebra na Suíça; Circuito SESI Música Popular no Estado de SP; Festival Fiesta Mundial na cidade de Balen na Bélgica; Festival Cordas da Mantiqueira; Canoas Jazz Festival.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções