CLASSIFICADO : Brasil conquista vitória dramática contra Passo Fundo
Xavante foi beneficiado por derrota do VEC . Adversário será o Grêmio nas quartas
Numa rodada tensa, o Brasil conseguiu uma vitória dramática de 1 a 0 diante do Passo Fundo, no Bento Freitas, neste domingo, e foi ainda beneficiado pela derrota do Veranópolis para o Cruzeiro no Antônio David Farina em Veranópolis. Essa combinação de resultado colocou o Xavante nas quartas de final do Campeonato Gaúcho. Como oitavo lugar, o time rubro-negro irá enfrentar o Grêmio, na Arena, em partida única.
O Brasil entrou em campo pressionado pela necessidade de vencer o Passo Fundo. Mas só a vitória não bastava para ingressar no G-8: teria que ser beneficiado por um resultado paralelo (empate ou derrota do Novo Hamburgo; derrota do Veranópolis ou derrota do Ypiranga). Por outro lado não poderia perder, porque, nesse caso, correria o risco de ser rebaixado – desde que houvesse a combinação de outros dois resultados.
JOGO – Diante desse caráter decisivo do jogo, o Brasil começou a partida atacando o Passo Fundo. Aos 15 minutos, Diogo Oliveira acertou um passe magistral para Ramon, que driblou Matheus Carvichiolli e marcou o gol xavante. Mais tarde, aos 26, o atacante teve chance de ampliar a vantagem – desta vez com assistência de Marcos Paraná -, mas Cavichiolli fez a defesa, mandando a bola para escanteio.
O Passo Fundo se jogou para o ataque, com o intuito de evitar a eliminação. Eduardo Martini fez duas grandes defesas em chutes de Nata, cobrando falta da intermediária; e Rudiero. No final do primeiro tempo, Alisson Gaúcho foi expulso ao acertar uma cotovelada em Weldinho.
O fato de ter um jogador a mais em campo não facilitou a tarefa do Brasil. O Passo Fundo foi valente. A equipe visitante criou as duas chances claras de gol da segunda etapa. Aos cinco minutos, Rudiero entrou a drible na defesa rubro-negra e finalizou. A bola passou muito perto da trave. No outro lance, aos 18, Cirilo salvou o Brasil, quando Jean Silva se preparava para marcar o gol de empate. Os minutos finais da partida foram dramáticos.
O árbitro Francisco da Silva Neto foi duramente criticado pelo Passo Fundo. O presidente Silvino Ferrão chegou declarar no intervalo da partida que sua vontade era a de “entrar no vestiário e agarrar esse cara pelo pescoço”. Enquanto havia reclamação de um lado pelas expulsões de Alisson Gaúcho e Amaral, que estava no banco de reservas; Chico Neto saiu de campo ao final do primeiro tempo, ouvindo aplausos da torcida do Brasil.
BRASIL (1)
Eduardo Martini; Weldinho. Cirilo, Leandro Camilo e Brock; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira e Galhardo (Márcio Hahn); Marcos Paraná (Gustavo Papa) e Ramón (Nathan). Técnico: Rogério Zimmermann.
PASSO FUNDO (0)
Matheus Cavichiolli; Thiago Machado, Leo Kanu, Gustavo e Alisson Gaúcho; Rudiero, Faísca, Nata, Canhoto (João Vitor) e Jean Silva; Hyantony (Branquinho). Técnico: Paulo Porto.
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
Árbitro: Francisco da Silva Neto
Assistentes: Maurício Coelho Penna e Júlio Cesar Espinoza de Freitas
Cartões amarelos: Brock, Washington e Paraná (B); Gustavo (PF)
Expulsões: Amaral (banco de reservas) e Alisson Gaúcho, os dois do Passo Fundo
Gol: Ramon (15min do primeiro tempo)