CLIMA : Prefeitura e Defesa Civil monitoram níveis dos arroios
Em decorrência da chuva constante que se iniciou em Pelotas na manhã de quinta-feira e continuou no fim de semana, a Prefeitura e Defesa Civil estão em alerta e auxiliam moradores nas localidades que registraram problemas. O acumulado do período é de 109 milímetros, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que realiza o acompanhamento a partir de um radar instalado no Arroio Pelotas.
O Cemaden emitiu comunicado para a possibilidade de inundação moderada às margens dos arroios Sanga Funda, Sujo, Barbuda, Santa Bárbara, Pelotas e canal São Gonçalo. Conforme a Defesa Civil, algumas famílias precisaram ser removidas da Estrada do Engenho e da Vila Farroupilha por questões de segurança, uma vez que tiveram suas moradias danificadas; a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) auxilia na operação. Ainda na zona urbana, algumas vias tiveram o pavimento prejudicado com a chuva, como no Sítio Floresta, onde há alagamentos.
A ponte na divisa com São Lourenço do Sul também foi avariada e no Pontal da Barra a curva perto da Lagoa dos Patos está comprometida, ocasionando a entrada de água em ruas mais baixas; se persistir o vento, o problema deve se agravar. Na Colônia Z-3 a situação é normal. O contato com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil pode ser feito através do telefone (53) 3278-2393.
O Sanep informa que todas as casas de bomba da cidade estão funcionando, com equipes de plantão realizando o monitoramento e fazendo as limpezas necessárias a fim de garantir o escoamento da água.
A instabilidade deve prosseguir nesta segunda-feira (3), mas com menor intensidade. A previsão do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) aponta para chuvas rápidas – até 2 milímetros – e ventos de 35 quilômetros por hora; na terça (4) o sol deve voltar a brilhar em Pelotas.