COHAB FRAGATA : Dezenas de famílias regularizam terrenos
A comunidade da Cohab Fragata recebeu ontem o mutirão de regularização fundiária das extintas Cohabs RS, realizado em parceria pelas secretarias de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) e Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Rio Grande do Sul (SOSH-RS).
São 430 famílias que vivem em situação irregular, dos quais 25% realizaram a regularização ontem.
Durante à tarde mais 25% buscaram a escrituração de suas residências – algumas destas pessoas vivem há mais de 30 anos no local e nunca tiveram a moradia em seus nomes.
REGULARIZAÇÃO
Todos os moradores destas localidades – que ainda não possuem as escrituras de seus imóveis – estão convocados a comparecer nos dias agendados. É necessário apresentar a documentação que comprove a moradia no local por mais de cinco anos, ou os contratos de compra e venda (também chamados de “gaveta”) para a devida regularização. Servidores do Município e do Estado irão atender os moradores de cada Cohab, com a presença de representantes do Registro de Imóveis e Tabelionatos, para que juntos possam encaminhar os documentos.
Os cartórios de registros do Município que participam do processo junto às secretarias informam que o custo total para a regularização (custas de cartório, taxa de avaliação e o registro do imóvel) fica em torno de R$ 550,00 e R$ 600,00.
O MUTIRÃO seguirá na próxima semana de acordo com o cronograma abaixo:
- Dia 16/08 Cohab Pestano, na Escola Francisco Caruccio;
- Dias 17/08 e 18/08 Cohab Guabiroba, na Escola Estadual Luis Carlos Correia da Silva.