Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

COHAB LINDOIA : Secretária garante discussão sobre transformação de UBS em UBAI

01 março
08:42 2018

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores reuniu na manhã desta quarta-feira coma secretária de Saúde, Ana Costa com usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab Lindoia, que deve ser transformada em Unidade Básica de Atendimento Imediato (UBAI). A alteração do status e funcionamento do posto preocupa milhares de moradores, uma vez que nas UBAI’s não é possível realizar consultas periódicas, nem tampouco retirar receitas ou marcar exames.

“Com essa transformação vai ficar muito mais difícil conseguir uma consulta”, diz a dona de casa, Valquíria da Silva Alves, 31. Moradora da vila Peres e mãe de três garotos com idades entre 16 e dez anos, ela comenta que nem sempre é possível conseguir ficha para consulta médica na unidade. “E quando for UBAI e atender toda a cidade a tendência é de complicar mais ainda”, pondera.

ANA Costa esteve em reunião na Comissão de Saúde da Câmara FOTO: Álvaro Guimarães/Especial DM

ANA Costa esteve em reunião na Comissão de Saúde da Câmara
FOTO: Álvaro Guimarães/Especial DM

Em resposta às cobranças da comunidade a secretária Ana Costa declarou  que a UBS não será transformada em UBAI de uma única vez e sem uma discussão com toda a comunidade. “Hoje estamos antecipando a ida de médicos plantonistas da UBAI para a Lindoia para melhor atender a comunidade do bairro. Este é o estágio em que estamos e todos os passos a seguir serão debatidos com todos”, disse. Durante a reunião, a secretária admitiu que o projeto possa ser alterado e não descartou a possibilidade da UBAI Lindoia ganhar um caráter misto mantendo a característica de UBS também. “Vamos avaliar todas as possibilidades”, disse.

Com o objetivo de aproximar a discussão do assunto da comunidade ficou acertado ao final da reunião que a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores promoverá uma reunião extraordinária no salão comunitário do Lindoia no dia 14 de março, as 19h30min. “Achamos que a secretária prestou boas informações à comunidade e está aberta ao diálogo então vamos  possibilitar que mais moradores do bairro possam participar dessa discussão que interessa a todos”, explica o presidente da Comissão de Saúde, Marcos Ferreira, o Marcola (PT).

Além dos vereadores e da secretária de Saúde, representantes do Conselho Municipal de Saúde também deverão ser convidados para a reunião.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções