COHAB TABLADA : Médica paga para ter piso novo na UBS onde trabalha
O vereador Marcus Cunha (PDT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, deparou-se com uma situação inusitada durante reunião na Unidade Básica de Saúde da Cohab Tablada.
Devido às péssimas condições do piso da sala em que atende seus pacientes, a médica pediatra comprou material para trocar o pavimento. E mais: foi um empresário, José Irdes, quem pagou pela colocação do piso. “Esta situação demonstra a falta de cuidado da administração pública com a saúde”, enfatizou o vereador, que também lamentou que “problemas crônicos das UBSs não sejam divulgados como deveriam.”
Cunha disse que o prédio onde a Unidade Básica de Saúde da Tablada funciona pertence à Universidade Católica de Pelotas. “A Prefeitura nem paga aluguel e mesmo assim não dá o atendimento básico aos profissionais. Além disso, a Unidade só trabalha na parte da manhã, criando dificuldade de acesso à população”.
O vereador disse que pacientes que participaram da reunião, realizada na última segunda-feira, reclamaram de não ter acesso aos exames de mamografia. “Sabemos que muitas mulheres morrem de câncer de mama por não terem acesso a este exame”, disse Marcus Cunha. Ele também recebeu queixas da fila de espera para cirurgia de catarata. “Existem pacientes esperando há quatro anos ou mais”.