Diário da Manhã

quarta, 25 de dezembro de 2024

Notícias

COLÉGIO PELOTENSE : “Gato Pelado” completa 120 anos e retoma a passeata comemorativa

COLÉGIO PELOTENSE  : “Gato Pelado” completa 120 anos  e retoma a passeata comemorativa
25 outubro
09:40 2022

Hoje às 14h, passeata pelas ruas da área central

Por Carlos Cogoy

Patrimônio da comunidade, o Colégio Municipal Pelotense chega aos 120 anos, como referência de qualidade na educação pública. Com 2.700 alunos, 250 professores e 71 funcionários, o “Gato Pelado” como é conhecido, aniversariou no dia 24. Entre as atividades comemorativas, mostras, dias temáticos, resgate histórico através de fotografias, visita ao museu, apresentação de projetos, teatro e torneio de xadrez. Nesta terça, programação especial, com a retomada da passeata pelas ruas do centro da cidade.

Passeata com uniformes do passado não é realizada há dez anos

PASSEATA comemorativa ao aniversário, não era realizada há dez anos. Hoje à tarde, com início às 14h, de acordo com a equipe diretiva, comunidade escolar, ex-alunos e ex-docentes, estarão percorrendo a avenida Bento Gonçalves, rua Gonçalves Chaves, Miguel Barcelos até a Catedral, e retorno pela Senador Mendonça, chegando à rua Marcílio Dias, e avenida Bento Gonçalves. Conforme a coordenadora-geral, professora Patricia Bonow Fassbender Wille, o roteiro resgata a antiga tradição de ir até imediações do Colégio Gonzaga, já que, durante o século 20, tornou-se antológica a rivalidade entre o “Gato Pelado” Pelotense, e os “Galinhas Gordas” do Gonzaga.

PARTICIPAÇÃO – A concentração inicia às 13h30min no Pelotense. Participantes do desfile: abertura com a faixa identificando os 120 anos; carro com o mascote “Gato Pelado”; equipe do Museu da Escola; ginástica artística e dança; anos iniciais; escoteiros; biblioteca; funcionários; projetos Handebol, Vôlei e Basquete; carro de som; projetos de futebol, lutas e CTG; Anos Finais; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Curso Normal – educação infantil e anos iniciais (Repensar/Diversu’s); Ex-estudantes, ex-professores e ex-funcionários.

HISTÓRIA – O Pelotense, que atualmente tem a professora Graciane Pereira, como diretora-geral, surgiu em 1902, como iniciativa da Maçonaria. E a iniciativa foi o contraponto ao ensino católico, que caracterizava o Gonzaga. À época, a designação era “Gymnasio Pelotense”, e a escola estava situada à rua Miguel Barcelos, onde atualmente está instalada a Escola Estadual Monsenhor Queiroz. Em 1903, o Ginásio foi transferido para a esquina das ruas Félix da Cunha e Tiradentes, onde permaneceu até 1961. A municipalização ocorreu em 1920. E a designação Colégio, foi oficializada em 1943. O Colégio desde 1961, está localizado à rua Marcílio Dias 1.597.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções