COLÉGIO PELOTENSE : Projeto de filosofia “Cápsula do Tempo”
Após cinco anos, ex-alunos do “Gato Pelado” retornaram para a abertura da “cápsula do tempo” com mensagens de 2011
Por Carlos Cogoy
Estabelecer projeto de vida. Projetar a trajetória, sinalizando para objetivos pessoais. Com base em princípios do filósofo dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard (1813/1855), alunos do terceiro do ensino médio, foram estimulados a escrever mensagens sobre o futuro. A ideia do professor de filosofia Felipe Salles, foi realizada com cinco turmas do Colégio Municipal Pelotense em 2011. As mensagens foram reunidas e guardadas numa “Cápsula do tempo”, que foi enterrada no pátio interno do “Gato Pelado”. No sábado, após cinco anos, alunos foram convidados para a parte conclusiva do projeto. Integrando as atividades do “Sábado em foco”, área de linguagens, foi desenterrada a “Cápsula do tempo”.
VITÓRIA do ensino público, conforme expressou o diretor do turno da manhã, prof. Carlos Barz. Dos quase quarenta ex-alunos que compareceram, todos chegaram ao ensino superior. Enquanto a maioria está na conclusão da formação acadêmica, alguns já completaram os cursos universitários. No reencontro com a escola, os ex-alunos conheceram as novas quadras esportivas, e pediram para visitar as salas de aula. De acordo com Barz, alguns não compareceram pois estão fora de Pelotas, ou com atividades profissionais no sábado pela manhã. O reencontro, salienta o diretor, renova o estímulo pela dedicação ao ensino com qualidade, bem como demonstra o carinho dos ex-alunos com o Pelotense.
UNIVERSITÁRIOS – Na “cápsula do tempo” desenterrada por Felipe Salles, textos e fotos do “terceirão”. Alguns dos ex-alunos, observaram que estão nos cursos que registraram nas mensagens. Entre as presenças: Ana Carolina Nobre cursa Relações Internacionais; Uli Trindade de Almeida está na biotecnologia; Gabriela Martins faz engenharia civil; José Ricardo Guimarães dos Santos Jr está na enfermagem da FURG;. Luiza dos Santos Camejo é acadêmica de direito; William Peixoto na matemática; Henry Pereira cursa Ciências da Computação; Jessica Araujo (engenharia civil/FURG); Paulo Fuculo (enfermagem); Larissa Baladam (engenharia de petróleo, gestão financeira); Raissa Piedras (agronomia); Gabriel Nogueira (teatro); Aline Pinz (odontologia); Felipe Kurz (educação física); Igor Fonseca (mecânica no IFSul e engenharia mecânica na FURG); Bruna Chaviel (biologia); Francesca Carivalis (fisioterapia); Silvia Camargo (jornalismo); Giulia Boeira (farmácia); Thaís Brum (administração); Guilherme Gonçalves (arquitetura); Lucas Tortelli (Ciência da computação); Deborah Alves (química); Taís Alves Farias (enfermagem); Graciele Lemos (química de alimentos); Andressa Santos (gestão ambiental); Ingrid Delgado (biologia); Priscila Longaray (engenharia civil); Murilo Rosa (design/IFSul); Bianca Cunha (enfermagem); Julia Vieira (biologia).
Nova “cápsula” será aberta em 2018
O projeto continua. Conforme o professor Felipe Salles, a exemplo da iniciativa em 2011 (fotos), quando as turmas do terceiro ano, participaram com mensagens e auxiliaram na vedação e acomodação da “Cápsula” no pátio, em 2013 também houve experiência similar.
Felipe informa que, em 2018, transcorridos cinco anos, também será aberto mais um tambor com mensagens e fotos dos alunos do “Gato Pelado”. De acordo com ele, o projeto desperta o senso de responsabilidade pela existência. Assim, tratando-se de temática na área da filosofia, ao projetar seu futuro, o aluno reflete como sujeito que tem de tomar decisões, e assumir suas escolhas.
Outro aspecto é que o reencontro fortalece a afetividade com a escola, valorizando a educação pública. Também contribui para divulgar à comunidade, o quanto a aprendizagem é o caminho para o crescimento pessoal. Com isso, ainda a perspectiva coletiva, instigando uma sociedade melhor, mais humanizada, tolerante e democrática.