Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

COLÉGIO PELOTENSE : Teatro nas aulas de história

COLÉGIO PELOTENSE  : Teatro nas aulas de história
05 outubro
10:20 2022

Projeto com encenações mobiliza 120 estudantes

Por Carlos Cogoy

A linguagem teatral como meio para desenvolver o aprendizado na disciplina de história. A iniciativa do professor Joaquim Dias do Colégio Municipal Pelotense, teve início em 2015 e, após a interrupção em 2020/21 por conta da pandemia, foi retomada neste ano. Na sexta edição do projeto “Teatro nas Aulas de História”, 120 alunos participaram da produção e interpretação. O palco do auditório externo do “Gato Pelado”, chegou a receber 250 pessoas na plateia.

APRESENTAÇÕES ocorreram ao fim de setembro. O professor Joaquim menciona as turmas e respectivos temas encenados: 9E com “A história de Medusa” – releitura do mito a partir de uma visão contemporânea, e também “Um pobre coitado”, autoria de Júnior Martínez, que aborda a desigualdade social; 9F com “A lenda de Iemanjá”, baseada em narrativa de origem iorubá, e também “A história do Café”, enfocando desde a origem do café, até a relevância econômica na história brasileira; 9G e “O Nascimento de Zeus”, numa esquete a partir da mitologia grega; 9H e “O Sol, a Lua, O Vento e o Viajante”, de Pedro Leão, que narra acerca da condição humana; 21A e 21B com “Ulisses e a Feiticeira Circe”, um recorte da Odisseia de Homero; 21C e “O Pomo da Discórdia”, fragmento da Ilíada de Homero.

Professor Joaquim Dias

PRODUÇÃO – O professor observa sobre a produção dos esquetes teatrais: “A grande maioria dos figurinos foi criação dos próprios alunos, inclusive com ampla participação de familiares, como algumas mães, pais e avós. Para os figurinos, foram reciclados materiais. Além disso, durante alguns meses, foi organizada uma arrecadação para itens que precisariam ser adquiridos. Parte do figurino havia no Núcleo de Teatro, que coordeno no colégio. E algumas fantasias foram conseguidas junto ao professor Felipe Salles, que é carnavalesco”.

VÍDEOS das apresentações, em forma de compilação, serão postados no canal Joaquim Dias no Youtube. De acordo com o coordenador, alguns esquetes, devido a qualidade na produção, serão novamente apresentados.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções