Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Coleta seletiva de porta a porta começa em 20 novas regiões

Coleta seletiva de porta a porta começa em 20 novas regiões
03 agosto
09:25 2022

A partir desta semana, Sanep inclui bairros no itinerário semanal do caminhão após divulgação nas ruas contempladas

Após divulgação nas 20 regiões que receberam a ampliação da coleta seletiva de porta a porta, o Sanep iniciou, nesta semana, o novo itinerário do serviço – agora, contemplando 100% da zona urbana do município. A atividade de educação ambiental percorreu todas as ruas previstas para entrar na rota do caminhão, com a intenção de orientar as comunidades quanto à correta separação dos resíduos.

Com o auxílio do Coletinha, mascote da autarquia, a equipe aproveitou para conversar com moradores e chamar a atenção das crianças – importantes aliadas na conscientização ambiental dentro de casa. Além de informar os dias e turnos nos quais o atendimento será feito naquela região, a equipe salientou a importância de cada cidadão colaborar com o hábito sustentável, uma vez que ele impacta positivamente no potencial de reciclagem da cidade.

“Precisamos contar com a ajuda da população na hora de separar os resíduos e, por isso, realizamos a orientação nos bairros antes de implantar a ampliação. É uma rede de sustentabilidade: os moradores separam, o Sanep recolhe de casa em casa, e leva até as cooperativas de reciclagem, gerando renda e empregos para dezenas de famílias”, ressaltou a diretora-presidente Michele Alsina, destacando que esse aumento da abrangência insere Pelotas em um seleto grupo de municípios brasileiros – cerca de 10% – que oferecem a modalidade para toda a cidade.

Material informativo, impresso em papel reciclado, foi deixado em cada residência também como forma de lembrar a frequência do serviço na localidade a partir deste mês. Para viabilizar o reforço da cobertura, que passou de 80% para 100%, o Sanep adicionou mais dois caminhões à frota da coleta seletiva.

O que posso descartar?
Papel, plástico, metal, vidro e isopor, como garrafas de refrigerante, embalagens de alimentos, sacolas e copos plásticos, caixas de papelão, latas de bebidas, jornais, fios de metal, pregos, parafusos e folhetos (amassados e rasgados também valem). Cabe ressaltar que todos os resíduos cortantes, que ofereçam risco aos coletores – como vidros quebrados, espelhos ou metais – devem estar envolvidos em materiais seguros e, se possível, sinalizados sobre seu conteúdo. A coleta seletiva é feita duas vezes por semana em cada bairro, de segunda a sábado, pela manhã e à tarde.

Confira as regiões contempladas pela ampliação:
1 – Arco-íris/Liberdade: quarta (tarde) e sábado (manhã)
2 – Conjunto Fernando Osório: terça e quinta (tarde)
3 – Distrito Industrial/Vila dos Tocos/Passo do Salso: quarta e sexta (tarde)
4 – Dunas: terça e sábado (manhã)
5 – Fragata Norte A: terça e quinta (tarde)
6 – Fragata Norte B: segunda e quinta (manhã)
7 – Fragata Sul: quarta e sexta (manhã)
8 – Jacob Brod: segunda e sexta (tarde)
9 – Jacotet: quarta e sexta (tarde)
10 – Jardim das Tradições: quarta (tarde) e sábado (manhã)
11 – Jardim de Allah: terça e quinta (tarde)
12 – Sanga Funda: quarta e sexta (manhã)
13 – Santa Rita de Cássia/Loteamento Eldorado: quarta (manhã) e sábado (tarde)
14 – Santo Antônio de Pádua: segunda e quarta (tarde)
15 – Sítio Floresta/Parque dos Estados: segunda e sexta (tarde)
16 – Vasco Pires: quarta (tarde) e sábado (manhã)
17 – Vila da Palha: quarta (tarde) e sábado (manhã)
18 – Vila Governaço: quarta e sexta (tarde)
19 – Vila Peres: segunda e sexta (tarde)
20 – Vila Princesa/Retiro: quarta e sexta (manhã).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções