Coleta seletiva volta a ser feita duas vezes por semana
Vacinação completa dos envolvidos com o serviço foi determinante para o Sanep ampliar a frequência do recolhimento de recicláveis
A ação simples e fácil de separar o lixo reciclável em casa ganha mais um estímulo a partir desta segunda-feira (11): o retorno da coleta seletiva, feita pelo Sanep, duas vezes por semana em cada bairro da cidade. O esquema vacinal completo contra a Covid-19 dos envolvidos com o serviço – tanto coletores, quanto trabalhadores das cooperativas de reciclagem e servidores da autarquia –, e os protocolos de biossegurança reforçados foram determinantes para a retomada da rotina habitual, suspensa, temporariamente, em 2020 devido ao avanço do coronavírus no início do ano.
A coleta de resíduos orgânicos e recicláveis não deixou de ser realizada em Pelotas, apesar do contexto pandêmico, lembra a diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina. Na época, entre as medidas adotadas pelo Município para preservar as equipes e evitar a circulação do vírus, a opção foi, apenas, pela redução da sua frequência semanal – mantendo o serviço nas ruas, considerando a sua essencialidade.
“É um momento especial, pelo qual estávamos aguardando e trabalhando muito para acontecer o mais breve possível. Acreditamos no potencial da reciclagem para diminuir a poluição ambiental e, por isso, poder ofertar o recolhimento dos resíduos em dois dias da semana à população é gratificante para o Sanep”, frisa Michele.
‘Hoje é dia de coleta seletiva’
A partir desta semana, a música-tema da coleta seletiva, já conhecida entre a comunidade, que serve como um lembrete da chegada do caminhão, será ouvida duas vezes durante a semana nos bairros. O chefe do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso, acredita que a ampliação da periodicidade deve motivar ainda mais os pelotenses ao gesto sustentável, fazendo com que o número de resíduos recolhidos também aumente. No ano passado, mais de 2,3 mil toneladas de lixo reciclável foram coletadas – mais de 200 toneladas por mês. Atualmente, a modalidade alcança 80% da cidade com o formato de porta em porta e o restante por meio da coleta agendada, através do telefone (53) 98415.9453.
A participação das seis cooperativas conveniadas, para as quais todos os materiais recicláveis são encaminhados, é essencial nesse processo, assinala Monterosso, uma vez que, com a vacinação completa dos trabalhadores, torna-se viável o seu funcionamento integral. Assim, é possível receber maior quantidade de recicláveis para separação e comercialização.
“Retornamos à frequência habitual da coleta orgânica ainda em 2020 e, agora, voltamos com a seletiva, com responsabilidade e protocolos de segurança seguidos à risca”, pontua ele.
O que pode ser descartado na coleta seletiva? Metais (latas de refrigerante, fios, arames, pregos e parafusos), papéis (jornais, papelão, envelopes), plásticos (embalagens, sacolas, isopor, garrafas pet), vidros (garrafas, potes, copos – sempre bem embalados e protegidos). Mais informações sobre produtos com potencial reciclável podem ser obtidas pelas redes sociais da autarquia (@saneppelotas no Facebook, Twitter e Instagram).
Confira os dias e turnos da coleta seletiva
– Areal Norte: segunda e quinta-feira (manhã)
– Areal: quarta e sábado (manhã)
– Areal Sul: segunda e quinta (tarde)
– Balneário dos Prazeres: terça e quinta-feira (manhã)
– Balneário Santo Antônio: terça e quinta-feira (tarde)
– Balneário Valverde: terça e quinta-feira (tarde)
– Balsa: terça e sexta-feira (tarde)
– Calçadão/Voluntários/Lobo da Costa: segunda a sábado (entre as 17 e as 21h)
– Centro Norte A e B: terça e sábado (manhã)
– Centro Sul A: quarta e sábado (manhã)
– Centro Sul e Centro Sul B: segunda e sexta-feira (manhã)
– Cohab Fragata: segunda e sexta-feira (manhã)
– Cohab Tablada: terça e sexta-feira (tarde)
– Colina do sol: segunda e quarta-feira (manhã)
– Colina Verde: terça e quinta-feira (tarde)
– Colônia Z3: terça e quinta-feira (manhã)
– Cruzeiro: quarta e sábado (manhã)
– Fátima: terça e sexta-feira (tarde)
– Getúlio Vargas: quarta (tarde)
– Gotuzzo: segunda e quarta-feira (tarde)
– Guabiroba: terça e quinta-feira (tarde)
– Jardim Europa: segunda e quinta-feira (tarde)
– Las Acácias: segunda e quinta-feira (tarde)
– Lindóia: terça e quinta-feira (tarde)
– Marina Ilha Verde: segunda e quinta-feira (tarde)
– Navegantes: terça e quinta-feira (manhã)
– Novo Mundo: segunda e quarta-feira (manhã)
– Obelisco: segunda e quinta-feira (tarde)
– Padre Réus: terça (tarde) e quinta (manhã)
– Pestano (apartamentos): terça e quinta-feira (tarde)
– Pestano: quarta (manhã)
– Py Crespo: segunda e sexta-feira (manhã)
– Recanto de Portugal: segunda e quinta-feira (tarde)
– Santa Terezinha: segunda e sexta-feira (tarde)
– São Conrado: terça e quinta-feira (tarde)
– Simões Lopes: terça (tarde) e quinta (manhã)
– Treptow: terça e sexta-feira (manhã)
– Umuharama: segunda e quinta-feira (tarde)
– Vila Assumpção: segunda e quinta-feira (tarde)
– Vila Mariana: terça e quinta-feira (tarde).