Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Colheita de arroz está concluída em 25 municípios

06 maio
08:41 2019

A colheita do arroz no Rio Grande do Sul chegou 93% sexta-feira. Agora faltam menos de 70 mil hectares para a conclusão dos trabalhos. Ao todo, já foram colhidos 914.263 ha da área prevista de 984.081, com produção de 6.983.268 toneladas até o momento e produtividade geral de 7.638 quilos por hectare. Até o momento, 25 municípios já atingiram os 100%.

Os dados são da Seção de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), com informações fornecidas pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) e pelos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates).

Como no levantamento anterior, a Zona Sul é a mais adiantada, com 99,5%. Já foram colhidos 154.771 ha, totalizando 1.265.761 toneladas e uma produtividade de 8.178 kg/ha, a melhor do RS até o momento.

COLHEITA ARROZ 03VENCIMENTOS DE FINANCIAMENTOS

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) está orientando os produtores que adotem medidas para efetivação do pagamento dos vencimentos dos financiamentos relativos às safra 2018/2019. A entidade emitiu comunicado aos produtores nesta sexta-feira, dia 3 de maio.

No documento, a Federarroz reforçou que, em caso de impossibilidade de quitação, o produtor deve evitar a inadimplência, devendo buscar soluções adequadas à cada negócio junto ao respectivo agente financeiro, “de modo a potencializar a manutenção dos pactos de empréstimo sob a natureza de crédito rural e, após, com as proteções inerentes ao Manual do Crédito Rural”, destacou o comunicado.

A entidade reiterou a orientação de anos anteriores, haja vista a ocorrência de fenômenos climáticos que novamente causaram prejuízos incontornáveis aos orizicultores gaúchos, além da alta constante dos custos de produção que vem inviabilizando a manutenção da atividade para significativa parcela dos produtores de arroz do Rio Grande do Sul.

A Federarroz encerrou a nota lembrando que as entidades representativas do setor já adotaram as medidas relativas para potencializar soluções junto aos principais agentes financeiros.

Comentários ()

Seções