Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

COLÔNIA MACIEL : UBS reformada já atende a comunidade do 8º Distrito

07 abril
09:53 2015

O prefeito Eduardo Leite foi recebido, terça-feira passada, com um delicioso almoço caseiro – arroz de carreteiro, feijão com linguiça e saladas -, preparado por mulheres da Colônia Maciel, para celebrar a entrega à comunidade da Unidade Básica de Saúde (UBS), totalmente reformada e ampliada, que beneficia pelo menos 2.455 moradores do 8º Distrito de Pelotas. “Agradecemos o carinho com que a comunidade da Colônia Maciel nos acolhe. É uma grande alegria poder entregar o posto completamente reformado e ampliado e saber que agora vocês estarão melhor assistidos”, disse o prefeito.

A cerimônia realizada na frente na unidade teve apresentações musicais do Grupo Crioulo Os Tordilhos e do Grupo de Música da Emef Garibaldi, benção do prédio pelo padre Armindo Luiz Caponne e descerramento de placa. A secretária de Saúde, Arita Bergmann, destacou a mobilização da comunidade, que se empenhou para que as melhorias fossem feitas, e a qualidade da equipe que atua no posto da Maciel. “Nosso grande compromisso é levar saúde à nossa área rural e estamos trabalhando nisso.” Arita lembrou que estão em andamento as obras de ampliação da UBS da Colônia Osório e que também serão contemplados, em breve, os postos da zona rural Vila Nova, Corrientes e Monte Bonito.

O diretor da UBS, João Lima de Souza, não escondeu o entusiasmo em receber uma unidade moderna, toda arrumada e que em breve estará também informatizada. “É uma felicidade para nós, que trabalhamos aqui, e para os moradores da Maciel”, disse Souza.

Momentos antes do descerramento da placa de reinauguração da unidade, Eduardo fez um breve relato das principais ações que estão mudando, de modo significativo, a qualidade dos serviços públicos de saúde no Município, entre eles a contratação de mais leitos clínicos e de retaguarda para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o que já fez com que caísse de 80 para 40 a média de pacientes em lista de espera por leitos; a ampliação das ações na área de saúde bucal e Estratégia Saúde da Família (ESF), que já cobre 70% da população pelotense; e a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo que uma delas deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, que devem desafogar, definitivamente, o Pronto Socorro de Pelotas (PSP).

CERIMÔNIA de inauguração em frente a Unidade de Saúde

CERIMÔNIA de inauguração em frente a Unidade de Saúde

AS MELHORIAS

Realizadas pela construtora Contage Ltda, vencedora da licitação, e fiscalizada pela arquiteta Tâmara Cunha, da SMS, a obra de reforma e ampliação da Colônia Maciel faz parte do Programa de Ampliação e Qualificação da Rede de Atendimento à Saúde. Custou R$ 183.134,00, recursos dos governos federal, estadual e municipal.

O espaço recebeu revisão nas instalações elétrica e hidráulica, troca de piso, colocação de rodapé alto, pintura geral interna e externa, revestimento interno da laje, reparo na calçada ao redor do prédio, construção de muro de contenção em alvenaria e alpendre, construção de sala de reuniões (possibilita ampliar o atendimento dos grupos de hipertensos e diabéticos), instalação de reservatórios superior e inferior protegido por grade, reestruturação da área de serviço com proteção para o lixo, ampliação da sala de espera e sala de registros, com banheiro adaptado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções