COLÔNIA TRIUNFO : Escola Wilson Muller é a primeira a inaugurar ano letivo de 2017
Apesar de ser a mais longínqua da cidade, a mais de 50 quilômetros do Centro, a escola de ensino fundamental Wilson Muller, na Colônia Triunfo, no 4º Distrito de Pelotas, foi a primeira a iniciar o ano letivo municipal.
O secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, o secretário executivo Tiago Bündchen, a diretora do departamento de Ensino da Smed, Loreni Peverada de Freitas, e o assessor especial da pasta, Daniel Nobre, acompanharam segunda-feira o retorno às aulas e as comemorações dos 40 anos da escola, completados no dia 25 de janeiro.
Segundo a diretora Lilian Guterrez, as atividades do pré ao nono ano são iniciadas com todos os professores atendendo as disciplinas. “Merenda em dia, uniforme escolar entregue, dois ônibus escolares à disposição, corpo docente completo… Isso é histórico”, destacou. Atualmente, a Wilson Muller conta com uma equipe de 27 funcionários e atende 116 alunos.
O lançamento oficial do ano letivo foi marcado por bolo e parabéns pelo aniversário da escola, entrega simbólica do uniforme, apresentação de mágica e agradecimentos à comunidade escolar. “A educação é prioridade da gestão, principalmente na zona rural. É compromisso da prefeita Paula Mascarenhas, que é professora e quer ser lembrada como a prefeita da Colônia”, disse o secretário.
Viúva do comerciante Wilson Muller, a aposentada Wilma, de 77 anos, acompanha todas as festividades da escola estabelecida no terreno doado pela família há quatro décadas. Junto à filha Mônica, contou que se sente honrada por ter contribuído para o desenvolvimento da Colônia. A comunidade, aliás, envolve-se diretamente nas atividades. Pai de aluno, o agricultor Wilson Heller é tesoureiro do educandário pelo terceiro ano consecutivo, o que cria um laço de segurança e conforto com os estudantes como Querolen Dejung, de dez anos. “Gosto muito aqui. Já estou pronta para as aulas”, disse, carregando um kit com camiseta, short-saia e moletom.
O representante da comunidade quilombola de Pelotas, Nilo Dias, ressaltou a importância do investimento nas escolas rurais. “Há dez anos, apenas 30% das crianças do Quilombo do Algodão frequentavam as aulas. Hoje chegamos a 100%, com quase 50 matriculados”, comemorou.
O ano letivo da zona rural começa mais cedo devido ao período de safra. Na terça-feira (21), retomam as atividades as escolas Professora Braulinda Fernandes, Bruno Chaves, Evaristo da Veiga, Garibaldi, Henrique Peter, Honorina Torres, João da Silva Silveira, João José de Abreu, Julio de Castilhos, Lima e Silva, Marcio Dias, Artur Souza Costa, Raphael Brusque e Waldemar Denzer. As aulas da zona urbana reiniciam no dia 6 de março. Neste ano, todos os 26 mil alunos da rede municipal receberão o uniforme escolar.