Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Com novo lote da AstraZeneca, Estado avança na vacinação de comorbidades

Com novo lote da AstraZeneca, Estado avança na vacinação de comorbidades
03 maio
08:28 2021

O Rio Grande do Sul recebeu, nesta segunda (3/5), mais 413.750 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz para avançar na vacinação das pessoas com comorbidades no Estado. Chegam também 32.760 doses vacinas da Pfizer/Biontech, que serão aplicadas na capital.

No início da manhã deste sábado (1°/5), chegaram a Porto Alegre 22.800 doses da Coronavac/Butantan, que devem ser distribuídas com as 7.200 doses do mesmo fabricante enviadas durante a semana. Essas doses serão utilizadas para a segunda aplicação (D2) de quem já recebeu a primeira dose há 28 dias ou mais.

Reunião entre a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), em data a ser confirmada, servirá para pactuar a distribuição das doses da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer às coordenadorias regionais de saúde (CRS). Neste sábado (1°), a vacinação foi intensa em todo o Estado, em municípios como Frederico Westphalen, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Cruz Alta e outros.

“Com as novas doses da AstraZeneca, vamos conseguir avançar bastante nas comorbidades, chegando até a fase 2 desse grupo e vacinando mais da metade do público total estimado, que é de pouco mais de 1 milhão de pessoas no RS. Nossa expectativa é vacinar todas as comorbidades ainda em maio”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Na fase 2 das comorbidades, será aberta a vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções