Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Comandante da BM anuncia reforços na Segurança Pública

29 dezembro
09:03 2016

O efetivo da Brigada Militar (BM), de aproximadamente 17,8 mil homens, terá a partir do início de janeiro mais 160 PMs que concluíram o curso de formação, dos quais 110 irão para o policiamento ostensivo. Outros 1.040 estão em treinamento, que será concluído no início de junho. O reforço no contingente foi destacado pelo comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, ontem durante o programa Governo em Rede, transmitido pela Rádio Piratini.

coronel Alfeu Freitas Moreira. Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

coronel Alfeu Freitas Moreira. Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

O comandante enfatizou também o trabalho conjunto da Força Nacional de Segurança Pública com a BM. Disse que, em quase cinco meses de atividade em Porto Alegre, o grupo já conhece bem as características da cidade, o que facilita operações específicas em locais de grande circulação de pessoas. Explicou que a Força Nacional vem sendo utilizada em lugares de bastante movimento durante o dia e empregada, à noite, em zonas de tráfico.

Há quase dois anos à frente da BM, o coronel afirma que a impunidade é um problema de segurança pública que precisa ser enfrentado. “Hoje, o brigadiano prende quem já deveria estar mantido preso, e esse retrabalho é desgastante”, observou. “A política de encarceramento deve ser o foco”, defendeu, acrescentando que o ideal seria cada município ter uma cadeia.

Sobre os instrumentos de trabalho disponíveis para a BM, o comandante-geral disse que a corporação conta com o suficiente, mas o esforço permanente é para melhorar cada vez mais as condições de atuação. “Estamos buscando aquisições de novas viaturas, assim como de coletes balísticos e armamento. Acredito que até o final de fevereiro já tenhamos esses equipamentos”, frisou. A previsão é a compra de mais 40 a 50 viaturas, entre carros e camionetes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções