Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

Comandante do 4º BPM se reúne com vereadores

20 maio
09:15 2016

Durou cerca de uma hora o encontro entre o comandante da Brigada Militar, major Eduardo dos Santos Perachi, e oficiais da BM, com o presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM), o vereador Tenente Bruno (PTB) e mais onze parlamentares, para tratar das ações que a instituição vem adotando em Pelotas no combate à criminalidade.

Autor do convite, o vereador tenente Bruno já havia se manifestado em plenário sobre a necessidade de uma visita ao gabinete do governador Sartori, com a presença dos parlamentares e de lideranças comunitárias, para pedir o aumento do efetivo no município, uma vez que tem aumentado o número de homicídios e a insegurança da população também cresce.

“Quando conversamos com as pessoas, elas nos dizem que além da saúde, a segurança também é prioridade”, afirmou o vereador.

MAJOR Perachi esteve no Legislativo Municipal

MAJOR Perachi esteve no Legislativo Municipal

Desde que assumiu o comando, no início de abril, o major Perachi vem realizando mudanças na gestão da Brigada Militar em Pelotas. “Não posso ficar esperando que aumente o efetivo, trabalho com o que tenho”, explicou. Nesse ajuste, está a ampliação de policiais atendentes do número 190, que é o contato direto com a população, e a forma como eles conversam com as pessoas.

“Antes, quando as viaturas estavam na rua, o policial dizia: não temos viatura para atender sua ocorrência. E a população achava que a Brigada não queria trabalhar. Mas não é isso. Se não tem viatura é porque estão todas na rua trabalhando, então o jeito certo é dizer: a viatura está na rua atendendo uma ocorrência e assim que concluir vai atender a sua”.

Outra novidade é que depois de cinco anos parado, o equipamento de gravação dos telefonemas do 190 voltará a funcionar com a reestruturação da sala de operações. “Precisamos gravar os telefonemas, porque se uma pessoa faz uma reclamação temos como provar”, disse o major.

O COMANDANTE também explicou que a Companhia de Operações Especiais atua em 10 núcleos espalhados pela cidade e tem realizado cinco operações por semana em áreas de maior vulnerabilidade social, como o entorno das faculdades, os ônibus, o roubo a pessoas. “Esse ano já ocorreram 150 roubos a pessoas e efetuamos 89 prisões, a maioria relacionadas a consumo de droga”, explicou.

Ele pediu que a população “nos acolha” e entenda as mudanças que estão ocorrendo na Brigada Militar com o intuito de aumentar a segurança na cidade. O presidente da Câmara, vereador Ademar Ornel, cumprimentou o comandante e disse que a presença dos policiais nas ruas “reforça o sentimento de segurança”. Ele aceitou a proposta do vereador Marcos Ferreira (PT) para realização de audiência pública, no dia 31 de maio, às 10h, com a presença da Brigada Militar e da população, para debater a segurança em Pelotas.

Também participaram da reunião na presidência, os vereadores Beto Z3 (PT), Luis Henrique Vianna (PSDB), Edmar Campos (PSDB), Ricardo Santos (PCdoB), Roger Ney (PP), Waldomiro Lima (PRB), Vicente Amaral (PSDB), José Sizenando (DEM), Idemar Barz (PTB) e Vitor Paladini (PMDB).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções