Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

COMBATE AO CRIME : Troca de informações entre PF e Secretaria de Segurança

20 outubro
13:57 2016

Parceria histórica entre a Polícia Federal (PF-RS) e os órgãos da Segurança Pública estadual foi consolidada na manhã com a assinatura de um acordo cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos e troca de informações. Pelo acordo, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) possibilitará que a PF acesse o banco de dados de informações do Estado na área da segurança pública, o sistema Consultas Integradas.

Em contrapartida, a PF também dará acesso a servidores estaduais, previamente escolhidos, a bancos de dados nacionais com informações criminais sobre foragidos, estrangeiros, armamento. Essa troca de informações possibilita uma ampliação na coleta e no uso de dados nas atividades de inteligência e de investigação. O acordo bilateral prevê uma vigência de cinco anos.

Durante a assinatura do acordo, no Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori ressaltou a importância da parceria. “Todos nós estamos aprendendo a trabalhar coletivamente. A necessidade nos obriga a fazer assim, trabalhar juntos. Juntos, vamos diminuir a sensação de insegurança”, afirmou Sartori.

O direto-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, afirmou que a Polícia Federal está disposta a trabalhar em parceria para contribuir para a segurança no Rio Grande do Sul. “Vamos fazer mais ações com as policias gaúchas de troca de informação e de inteligência para enfrentar o crime no estado”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, comemorou o acordo. “Com a escassez de recursos financeiros e de recursos humanos, cada vez é mais necessário trabalhar de forma integrada e cooperada. O Poder Público, unido, passa a oferecer melhores condições de segurança à população”.

ACORDO – Pelo texto do documento assinado, “compete à SSP possibilitar que a PF acesse, por meio da WEB, o banco de dados de informações das Consultas Integradas”.

Em contrapartida, a PF oferece aos servidores designados pela Secretaria da Segurança Pública acessos simultâneos às seguintes bases de dados da PF:Sistema Nacional de Procurados e Impedidos;Sistema Nacional de Informações Criminais;Sistema Nacional de Passaportes; Sistema de Tráfego Internacional;Sistema Nacional de Cadastramento e Registro de Estrangeiros e Sistema Nacional de Armas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções