Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Começa a aplicação da 2ª dose da CoronaVac em crianças

Começa a aplicação da 2ª dose da CoronaVac em crianças
04 março
08:52 2022

A aplicação da segunda dose da vacina para as crianças de 6 a 11 anos, imunizadas contra a Covid-19 há, no mínimo, 28 dias com CoronaVac, começou nesta quarta-feira (2) em Pelotas. O procedimento será o mesmo adotado para a primeira dose, por meio de agendamento de data e horário, no site da Prefeitura – pode ser acessado aqui (https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil). O local para vacinação é o novo ponto instalado na rua General Neto, 1.707, próximo ao Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron) entre as ruas Professor Araújo e Marcílio Dias.

A movimentação no local, nesta quarta-feira, foi bastante tranquila, com registro de alguns horários vagos ao longo do dia. Por volta das 13h30min, cerca de 85 crianças já haviam completado o esquema vacinal no endereço. Entre elas, estava o pequeno e determinado Joaquim Vergara de 6 anos. “Hoje foi bom, não doeu nada e foi bem tranquilo”, contou. Tranquilidade também foi o sentimento relatado pela bancária Carla Vergara, mãe do menino. “A gente agora já se sente bem mais aliviado, até mesmo em função do retorno às aulas”, resumiu.

Mais tímida, porém não menos corajosa, foi a jovem Sahra Silveira de 11 anos, que também fez questão de ressaltar, inclusive para os amigos, a importância de receber a proteção contra o coronavírus. “A vacina é importante para proteção, não dói nada e é bem tranquila”, afirmou, após receber o Certificado de Coragem. “Agora, acredito que as crianças vão ter um pouco mais liberdade de sair para a rua, ir ao colégio, voltar um pouco à normalidade, sem se descuidar das proteções”, projetou Fabiane Alves, que acompanhou a filha.

Vacina está sendo aplicada em novo ponto em Pelotas, na rua General Neto, e agendamento segue aberto pelo site disponibilizado pela Prefeitura

Novo endereço no Centro da cidade

Pelotas abriu o novo espaço de vacinação no último sábado. Nesse dia da semana, o local atenderá o público de 12 anos ou mais, disponibilizando primeiras, segundas, terceiras e quartas doses. Essas ações eram realizadas no Colégio Estadual Coronel Pedro Osório, que retomou as atividades educacionais e, por isso, deixou de ser ponto de imunização aos sábados.

Nos dias de semana, de segunda a sexta-feira, o novo local – na rua General Neto, 1.707 –   será ponto de aplicação de segundas doses de CoronaVac para as crianças, mediante agendamento pelo site disponibilizado pela Prefeitura (https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil).

Documentação para segunda dose infantil

Deverá ser apresentado, na hora da vacinação, documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso a criança não tenha documento com foto, deverá ser apresentada cópia da Certidão de Nascimento juntamente com a declaração disponível neste link. A Carteira de Vacinação também será necessária no momento da imunização a fim de comprovar a aplicação da primeira dose.

Respeite o intervalo da segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que é necessário que os pais ou responsáveis, no momento do agendamento da segunda dose, atentem ao intervalo mínimo de 28 dias, pois a vacina CoronaVac não será aplicada em crianças que tenham recebido a primeira dose em um prazo inferior a esse.

Orientações da SMS

A SMS esclarece que, para receber a dose contra a Covid-19, a criança deve aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo recebê-los concomitantemente.

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções