Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Começa a Semana da Consciência Negra

18 novembro
14:59 2014
A semana tem o objetivo de oferecer visibilidade às manifestações socioculturais da população negra da cidade e ampliar a reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira

A semana tem o objetivo de oferecer visibilidade às manifestações socioculturais da população negra da cidade e ampliar a reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira

Quinta-feira, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra e a prefeitura de Pelotas celebrará esta data durante toda esta semana com a temática “Nosso quilombo é em todo lugar”. Na tarde desta segunda-feira (17/11/14) uma cerimônia realizada no hall do Paço Municipal deu início às atividades.

Com o objetivo de oferecer visibilidade às manifestações socioculturais da população negra da cidade e ampliar a reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira. “O poder público precisa promover semanas como esta para reparar os erros e preconceitos que foram feitos tempos atrás”, disse o prefeito Eduardo Leite.

Dentro das atividades está a 3ª Mostra de Trabalhos Escolares – Africanidades organizada pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) com a proposta de dar visibilidade à aplicação da lei que inclui no conteúdo escolar o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e indígena. As escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino fundamental que estarão participando da mostra receberão certificados das mãos do prefeito, da vice-prefeita Paula Mascarenhas e do secretário da Smed, Gilberto Garcias.

O hall estava completamente lotado para a abertura da Semana e da Mostra e inúmeras crianças que têm seus trabalhos expostos estiveram marcando presença. “É na escola que acontece a real transformação da mentalidade e consciência das mais diferentes raças que somos ao formarmos um povo”, salientou o prefeito.

Estiveram presentes, também, o secretário de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, a secretária de Justiça Social e Segurança (SJSS), Clésis Crochemore, o secretário de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), Paulo Morales, o diretor presidente da Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel), Ademir de Oliveira, o secretário executivo da Unidade gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel, o vereador Luiz Henrique Viana (PSDB), o presidente do Conselho de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra, Fábio Gonçalves, o presidente do Clube Cultural Fica Ahí e as tituladas do concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra das categorias infantil, juvenil e adulta.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções