Começa obra da primeira etapa
No primeiro dia útil de 2016, a obra do novo estádio do Brasil será efetivamente iniciada. O cronograma continua sendo o mesmo traçado no lançamento do projeto: concluir a primeira etapa até abril, ampliando a chance de o time xavante jogar em casa o Brasileiro.
Estão marcadas para esta segunda-feira a retirada da tela atrás da goleira de entrada do Bento Freitas (entrada pela Rua Princesa Isabel) e a colocação de tapume no setor em que será erguido o primeiro módulo da arquibancada. “Esse isolamento da área serve também para que o Brasil possa fazer seus jogos no estádio”, afirma o presidente da Comissão de Obras, Thiago Perceu. Segue firme o propósito do clube em mandar as partidas do Gauchão na Baixada – exatamente como pediu o treinador Rogério Zimmermann.
Também hoje haverá mais uma reunião na Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) para dar andamento ao processo burocrático visando à liberação da obra. “O secretário Gilberto Cunha tem sido um parceiro do Brasil”, diz Perceu. Outra frente de trabalho é a coleta das assinaturas dos 37 proprietários do terreno nas procurações para que o contrato com a Construtora Porto 5 seja assinado. Esse contrato homologa a cedência do terreno da antiga cancha de futebol de sete em troca da construção do anel inferior do estádio.
O cronograma de execução da primeira etapa da arquibancada (setor do placar eletrônico) é de concluir a obra até abril. Por isso, a obra está sendo iniciada antes mesmo da assinatura formal do contrato. Perceu informa que uma campanha será lançada nesta semana, com a finalidade de arrecadar material de construção, especialmente cimento, através da participação do torcedor. Um novo mutirão, repetindo outros momentos, como o de ampliação do estádio na década de 70.