Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Comemorações marcam hoje os 190 anos da Imigração Alemã

25 julho
09:05 2014

Havia apenas dois anos que o Brasil estava independente de Portugal, no Rio de Janeiro Dom Pedro I ainda juntava os cacos e tentava acabar com a insatisfação nas colônias de norte a sul do país.

No Rio Grande do Sul, índios, portugueses, espanhóis e negros escravizados (o Brasil só se livraria da vergonha da escravidão em 1888) também viviam as dores e as alegrias deste verdadeiro caldo cultural na Província de São Pedro. Neste cenário, em 1824, desembarcam no Rio de Janeiro 39 alemães que vieram para o Brasil com promessas de passagens pagas, cidadania, lotes de terras, suprimentos de alimentação, materiais de trabalho e animais, isenções de impostos e liberdade de culto.

Sem o cumprimento das promessas, mas determinados, os primeiros colonos chegaram a onde hoje está localizado o município de São Leopoldo, no Vale do Rio dos Sinos, e se estabeleceram na Real Feitoria do Linho-Cânhamo. “A vinda dos alemães fez parte de um esforço da monarquia brasileira para povoar a Região Sul do país. Os alemães foram os primeiros a chegar, não para substituir os escravos, como é dito, mas para ocupar essas áreas e ampliar a produção de alimentos”, conta René Gertz, professor e doutor do departamento de história da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

APOIO DO GOVERNO
Para marcar os 190 anos da chegada destes pioneiros ao País e ao Estado, comemorados nesta sexta-feira, 25 de julho, uma extensa programação está ocorrendo com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Para os preparativos, o Governo criou, por Decreto-Lei de 07 de março de 2012, uma Comissão Executiva. Em julho do mesmo ano, formou também uma Comissão Oficial das Comemorações do Triênio 188-190 Anos da Imigração Alemã, com a nomeação de titulares e suplentes de mais de cinco dezenas de organismos, entre universidades, órgãos governamentais e entidades ligadas à etnia alemã. A oficialização foi realizada em ato solene no Palácio Piratini, no dia 25 de julho de 2012.

“A missão da Comissão não é propriamente organizar eventos, mas mobilizar as instituições e as comunidades teuto-brasileiras a fazerem uso do seu repertório de possibilidades, para realçar com eventos múltiplos uma mobilização generalizada”, explicou Sílvio Aloysio Rockenbach, diretor de Comunicação das Comissões Oficial e Executiva das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS.

Descendentes mantém muito fortes as tradições culturais dos imigrantes, como a culinária e a música

Descendentes mantém muito fortes as tradições culturais dos imigrantes, como a culinária e a música

ATIVIDADES E EVENTOS
Várias atividades artísticas, religiosas, cívicas e sociais vão marcar a passagem desta data. Elas tiveram início com uma “Solenidade e Jantar de Confraternização Comemorativos aos 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil”, no qual ocorreu a Premiação dos Destaques da Imigração Alemã na Capital e no Interior, no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, dia 18 de julho último.

Na data do aniversário, hoje, haverá um “Grande Evento Comemorativo”, em São Leopoldo, além de sessões Solenes na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e de cidades de forte colonização alemã, e na Assembléia Legislativa do RS; exibições de obras cinematográficas no Instituto Goethe, como o filme “A outra pátria”, épico de Edgar Reitz sobre um vilarejo fictício na região do Hunsrück, sudoeste da Alemanha, que trata da época da imigração alemã para o Brasil.

Também estão previstos eventos sociais (bailes e jantares) e esportivos (torneios, competições, regatas) a cargo dos Clubes e Sociedades dos municípios de colonização germânica. Até o final deste ano, diversas outras atividades serão realizadas em alusão à data, como na Expointer, onde a Alemanha será o país homenageado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções