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COMÉRCIO : Ano deverá encerrar com crescimento

18 dezembro
10:39 2014
VITOR Koch apresentou os dados referentes a 2014

VITOR Koch apresentou os dados referentes a 2014

A economia gaúcha teve saldo positivo em 2014 na comparação com o restante do país, conforme o Relatório Econômico do balanço de 2014 da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). Os dados foram apresentados pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, em entrevista coletiva na terça-feira. A estimativa para o ano de 2014 no índice de volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Sul é de crescimento de 2,5% na comparação com o ano passado. O período mais crítico no comércio gaúcho foi entre junho e agosto, em função da Copa do Mundo.

A avaliação com o cenário nacional também é positiva. Enquanto o comércio no Estado cresceu 2,5%, nacionalmente o setor teve queda de 1,12%. Já os serviços tiveram alta de 1,9%, contra 0,4% na média brasileira. Apenas a indústria apresentou retração de 3,9%, sendo que no Brasil o índice foi de – 1,62%.

Os artigos de uso pessoal e doméstico, que incluem itens como brinquedos, joias e acessórios para o lar, foram os que mais cresceram em volume de vendas no Estado, com alta de 8,33%, entre janeiro e setembro deste ano. Os combustíveis e lubrificantes ficam na segunda posição, com crescimento de 6,44%, seguidos por artigos farmacêuticos e médicos (+ 6,19%). Já a maior queda em volume de vendas foi no setor de equipamentos e materiais para escritórios, de informática e comunicação (-17,49%), seguido de livros, jornais, revistas e papelaria (-2,96%) e veículos e motocicletas (-1%).

Segundo o levantamento da FCDL-RS, com base em índices da Capital, os preços no Rio Grande do Sul subiram no decorrer de 2014. A maior alta foi nas despesas pessoais, como lazer, tratamentos estéticos, serviços bancários e empregados domésticos, com 9,65% de aumento. Em segundo lugar, educação (8,77%) e, em terceiro, alimentação (8,73%). Esses três itens também ficam acima da alta de preços da média nacional.

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