Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Comitiva de prefeitos é recebida no Palácio Piratini pelo secretário Jorge Branco

11 abril
17:47 2014

O secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, recebeu na manhã desta sexta-feira (11) uma comitiva de prefeitos que participaram de mobilização organizada pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) em frente ao Palácio Piratini.

Durante a conversa, Branco respondeu a reivindicações e falou das relações já estabelecidas pela Secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas (SGPRF): “Pela primeira vez o Estado tem uma Secretaria especialmente dedicada aos municípios. Temos um bom diálogo com a Famurs, Associação Gaúcha dos Municípios (AGM) e União dos Vereadores do Rio Grande dos Sul (Uvergs) e também com as 27 associações de municípios e consórcios intermunicipais. Já realizamos e continuamos realizando diálogos temáticos para ouvir as demandas e dar encaminhamento às necessidades de cada cidade”, disse.

''Já realizamos e continuamos realizando diálogos temáticos para ouvir as demandas e dar encaminhamento às necessidades de cada cidade” disse Jorge Branco, secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas

”Já realizamos e continuamos realizando diálogos temáticos para ouvir as demandas e dar encaminhamento às necessidades de cada cidade” disse Jorge Branco, secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas
FOTO: Fernanda Dreier/GPRF

O presidente da Famurs, Valdir Andres, ressaltou que o movimento foi motivado pela pauta nacional, que é muito mais federativa e dependente de legislação. O prefeito de Chiapeta e atual presidente da Associação de Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), Osmar Kuhn, elogiou o trabalho realizado pela Secretaria: “Aqui o telefone funciona. Falamos diretamente com o secretário Jorge Branco, que sempre atende o celular, ou somos recebidos e ouvidos com atenção pela sua assessoria”.

Neste mês, atendendo a um pleito dos prefeitos, a SGPRF inicia os trabalhos do Comitê de Articulação Estado-Municípios que tem o objetivo de continuar construindo uma relação federativa ideal. “Com o grande crescimento econômico do Rio Grande do Sul motivado, em especial, pela safra recorde e a expansão gerada pela política industrial, os repasses para as prefeituras aumentaram, totalizando em 2013 o valor de R$ 8,1 bilhões, R$ 752 milhões a mais que no ano anterior”, lembra o secretário Jorge Branco.

A manifestação reuniu cerca de 500 pessoas em Porto Alegre e foi proposta paralelamente ao movimento nacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções