Diário da Manhã

domingo, 20 de outubro de 2024

Notícias

Como se prevenir de fungos nas unhas neste verão: usar chinelo não será um problema!

Como se prevenir de fungos nas unhas neste verão: usar chinelo não será um problema!
07 fevereiro
18:40 2023

Docente do Senac Pelotas dá dicas de como identificar e prevenir o problema

O verão chegou acompanhado do calor e das férias dando início a temporada de praia e piscina, porém, é preciso tomar alguns cuidados com os fungos nas unhas que costumam se proliferar mais na umidade e em altas temperaturas. Segundo um estudo realizado em associação ao The LIFE Program, mais de 3,8 milhões de brasileiros sofrem de alguma doença fúngica. A micose de unha, cientificamente chamada de onicomicose, é um problema desconfortável, pois impede que o paciente possa aproveitar o verão com tranquilidade e ainda pode gerar sérias complicações de saúde caso não seja tratada da maneira adequada, como a paroníquia, uma infecção cutânea que ocorre na pele ao redor da unha.

Os sintomas da micose de unha podem ser silenciosos no início, exigindo maior atenção aos pés para identificar que algo está errado. A docente do curso de Técnicas de Manicure, Pedicure e Bem-Estar do Senac Pelotas, Tecieli Lourenço, destaca os principais sinais de onicomicose. “Os fungos costumam causar primeiro a mudança na cor e na anatomia das unhas. Além disso, podem gerar fraqueza, engrossamento, rachaduras e em casos mais avançados, até mesmo, o descolamento das unhas”, ressalta.

A docente também aconselha que é essencial redobrar os cuidados higiênicos com as unhas, principalmente nessa época do ano para que os fungos não atrapalhem o seu verão. “Para prevenir a micose de unha deve-se secar bem os pés, manter as unhas aparadas e limpas e priorizar o uso de sapatos abertos, como chinelos. Não é recomendado andar descalço em ambientes públicos e compartilhar calçados ou materiais como alicates e cortadores de unha”, informa.

Sobre o tratamento para essa patologia, Tecieli lembra que sempre deve ser feito sob análise de um dermatologista para não ocorrer mais complicações. “No mercado há uma ampla variedade de antifúngicos orais e tópicos disponíveis para tratamento, mas o tipo de fungo exato e o tratamento correto varia conforme o diagnóstico do paciente que é fornecido apenas pelo médico especialista”, afirma.

Para os interessados em se capacitar na área, o Senac Pelotas está com inscrições abertas para o curso de Técnicas de Manicure, Pedicure e Bem-Estar. A próxima turma inicia as aulas dia 27 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h. Mais informações podem ser obtidas no site www.senacrs.com.br/pelotas, pelo telefone (53) 3225-8889 ou ainda pelo WhatsApp (53) 99176-3345. O Senac Pelotas fica localizado na rua Dom Pedro II, 901 – Centro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções