Companhia de dança seleciona elenco
Por Carlos Cogoy
Sábado às 10h na Fábrica Cultural – rua Félix da Cunha 952 -, acontecerá audição da Cia. de Dança Ballet Poeta. A divulgação é da diretora de produção Manoela Jacques, e os bailarinos selecionados irão participar da montagem “Celeste”. Os interessados deverão enviar breve relato das experiências na área da dança. A apresentação deverá ser remetida ao email: [email protected]. Também na fanpage Ballet Poeta. Informações: 3028.0029.
REQUISITOS para participar da seleção de elenco: idade mínima de dezesseis anos; conhecimento de técnica clássica – incluindo pontas; disponibilidade aos finais de semana. Os candidatos – masculino e feminino -, participarão da circulação do espetáculo neste ano.
CELESTE conforme divulgação é coreografia – criação de Jean Coll -, que “remonta
à história da vida, como a conhecemos, por uma ótica inteiramente quântica e poética. Nesse trabalho, a ideia do surgimento do universo é retratada a partir do ‘Big Bang’, uma explosão de proporções imensuráveis que ecoa até hoje, com a ideia de expansão infinita. A obra visita os mais estranhos e apaixonantes mundos de sensações, transpondo os sentimentos para além do que podemos ver e acreditar. A elementar explosão de uma supernova dá início ao que conectamos hoje como a base para o surgimento da vida”.
EQUIPE da Cia. Ballet Poeta tem Jean Coll na direção geral – também integra a direção artística ao lado de Diego Chame. Eles são os ensaiadores do grupo. Como coreógrafo convidado, o talentoso Otavio Augusto Lima. “Apenas a audição será na Fábrica, que gentilmente nos apoia sempre que precisamos de um espaço maior. As aulas da companhia ocorrem ao meio-dia e noite durante a semana, e todos os sábados com ensaios, na Pless Estúdio de Dança e Movimento, que oferece o aperfeiçoamento aos componentes em técnica clássica e moderna”, acrescenta a diretora de produção Manoela Jacques.
A dança como profissão
A proposta da Cia. que iniciou atividades em meados de 2015, é proporcionar o trabalho profissional com a dança. Assim, montagens próprias e estratégias para assegurar a viabilidade financeira das atividades. Entre os compromissos, além da valorização profissional, também o estímulo a demais atividades que envolvem a produção, bem como a formação de público.
Manoela Jacques menciona: “Ballet Poeta tem como objetivo inicial ser uma companhia de dança permanente. Então, com repertório próprio e economicamente sustentável. Assim, custeando a carreira profissional dos bailarinos, com a produção de dois espetáculos autorais ao ano, mantendo um repertório permanente que permita dez apresentações anuais na cidade, bem como turnês na região, Estado e País. Também, através da interação com os equipamentos já existentes, o Ballet Poeta quer colaborar para consolidar a vocação regional de produção cultural. Além disso, fomentando a criação de espetáculos de dança e a formação de profissionais afins com as artes cênicas. A exemplo, trabalhadores da cenografia, iluminação, sonoplastia, contrarregra, camareiros, figurinistas, logística, comunicação multimídia. Finalmente, através de ações didáticas e educativas, populares, aulas demonstrativas, palestras e apresentações orientadas, pretendemos a formação de plateias”.
Produção artística
Em relação à gestão da Cia., Manoela declara: “O Ballet Poeta não possui fins lucrativos e propõe-se à manutenção do seu corpo de baile e acervo de produção através da receita de bilheteria, patrocínios, apoios institucionais e a captação de recursos. Para isso, a busca de incentivos fiscais e editais de produção artística no município, Estado e União”.
GRUPO “Ballet Poeta”, conforme a diretora de produção, tem “rotina de ensaios e produção elaborada pela direção, em função de um cronograma de trabalhos preparatórios para os bailarinos e equipe técnica, para execução das produções planejadas”.
rregra, camareiros, figurinistas, logística, comunicação multimídia. Finalmente, através de ações didáticas e educativas, populares, aulas demonstrativas, palestras e apresentações orientadas, pretendemos a formação de plateias”.