Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Compositores do sul do Estado estão disputando concurso de samba enredo da Mangueira para o carnaval de 2022

Compositores do sul do Estado estão disputando concurso de samba enredo da Mangueira para o carnaval de 2022
04 fevereiro
14:34 2021
Grupo é formado por sambistas de Pelotas e São Lourenço do Sul e pode fazer história no Rio de Janeiro 
Buscando quebrar fronteiras e fazer história, quatro compositores do sul do Estado estão disputando o concurso de samba enredo da Estação Primeira de Mangueira para o carnaval 2022.  A parceria é formada por sambistas de Pelotas e por uma compositora natural de São Lourenço do Sul. A primeira apresentação da obra será ainda em fevereiro.
Formada pelos compositores Chico Professor, Maninho Veiga, F.Feijó e Marcele Cassalha a parceria é apelidada de #SambaDosLanceiros na busca de homenagear os lanceiros negros. Homens negros escravizados que foram covardemente entregues pela elite gaúcha e massacrados durante a Revolução Farroupilha no episódio que ficou conhecido como “o massacre de porongos”. A intenção da parceria é utilizar o exemplo desses heróis que tiveram a coragem de lutar entre os “gigantes” e buscar a vitória no concurso.
Além dos compositores, o intérprete que irá defender a obra nas apresentações na quadra da escola também é gaúcho. Viny Machado que foi multi-campeão pela Imperadores do Samba em Porto Alegre, e atualmente é intérprete de apoio no Acadêmicos do Salgueiro e intérprete oficial da Imperatriz Dona Leopoldina, foi o nome escolhido.
O samba composto em Pelotas foi gravado em um estúdio no Rio de Janeiro e teve a produção da Leme Filmes, empresa que já produziu diversos sambas campeões do carnaval carioca. A cantora Juliana Papung, ex-The Voice e que já gravou sambas com Zeca Pagodinho foi a responsável por interpretar o samba de introdução no clipe oficial da parceria.
O concurso de sambas enredo da Mangueira terá a primeira eliminatória nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro. Ao todo 51 sambas estão disputando o concurso. A data de apresentação do #SambaDosLanceiros ainda não foi definida, mas poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube da Mangueira. O clipe completo dos gaúchos pode ser visto no canal do YouTube do Leme Filmes.
Enredo
O enredo escolhido pela Mangueira em 2022 homenageia três figuras históricas para a escola. O cantor Jamelão, o poeta Cartola e o dançarino Delegado. Cada um com sua arte foram importantes para o crescimento e consolidação do carnaval.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções