Comunidades quilombolas receberão investimentos para produção agrícola e assistência social
Comunidades quilombolas de Pelotas receberão novos investimentos para produção agrícola e assistência social. O anúncio foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas em reunião com representantes dos grupos.
Uma das iniciativas é a emenda parlamentar do deputado federal Dionilso Marcon (PT), que irá beneficiar 158 famílias, no valor de R$ 75 mil. O recurso será utilizado na compra de uma enxada rotativa e um carreto basculante. Outra medida será o repasse de cestas básicas encaminhadas pela Fundação Palmares e pela Secretaria Estadual da Saúde.
No encontro, também começou a ser analisada a possibilidade de uma representação quilombola na Administração Municipal. Os representantes das comunidades Algodão e Vó Elvira destacaram a abertura e a permanente relação do Município com o grupo, lembrando que um dos destaques dessa parceria é o Comitê Gestor Quilombola de Pelotas, que há quase sete anos tem sido um instrumento de visibilidade e voz ao povo do quilombo.
Estiveram presentes o secretário de Cultura do Município, Paulo Pedrozo, o diretor executivo da pasta de Desenvolvimento Rural (SDR), Eduardo Soares da Silva, a gerente de Manifestações Populares da Secult, Helenira Brasil, e os representantes das comunidades quilombolas Algodão, Nilo Dias, e Vó Elvira, Antônio Soares.