Concerto encerra 4ª edição do Festival Internacional de Música
Foram 13 dias em que os acordes tomaram conta das ruas e os mais variados espaços de Pelotas. A cidade, considerada a capital nacional do doce, recebeu pelo 4º ano consecutivo o Festival Internacional Sesc de Música.
Na noite de sexta-feira, aconteceu o concerto de encerramento, em que cerca de 180 músicos da Orquestra Acadêmica do Festival e do Coral do Festival apresentaram-se na Catedral São Francisco de Paula. Para 2015, o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc já garantiu a realização da 5ª edição do Festival, que acontecerá de 18 a 30 de janeiro.
Os alunos do Festival Internacional Sesc de Música interpretaram, no concerto de encerramento, obras de Dimitri Shostakovich – Festival Overture; Rimsky Korsakov-Capricho Espanhol; Ronaldo Miranda- Celebrare; Bizet- Ópera Carmen em Concerto. “O programa não ficou restrito à demanda do público em si, mas também ao grau de dificuldade de se executar determinadas obras, afinal, os músicos devem ser desafiados constantemente”, explicou o maestro e diretor artístico do evento, Evandro Matté, responsável pela regência do concerto final. O público de cerca de duas mil pessoas foi brindado, no bis, com o clássico popular “Felicidade”, de Lupicínio Rodrigues.
FAMÍLIAS chegaram cedo, pois queriam garantir um bom lugar como foi o caso do casal Gilmar e Madalena Schimt, que foram junto com Margarete Castro. As professoras organizaram suas férias para prestigiarem o concerto. “Procuramos não perder nunca”, relata Gilmar. O público cativo lotou todas as apresentações desta 4ª edição do evento e reforçou os laços firmados entre a população pelotense e o Festival de Música. Essa troca, já presente desde a primeira edição do evento, havia sido enfatizada pelo diretor regional do Sesc/RS ainda no concerto de abertura do Festival, no dia 19 de janeiro.
Com um público estimado em cerca de 20 mil pessoas em todo o evento, os 48 espetáculos apresentados ao longo do Festival estiveram sempre lotados e apresentaram alto nível técnico. O evento reuniu 47 professores de 13 nacionalidades (Brasil, Portugal, Argentina, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França, Israel, Uruguai, Holanda, Canadá e República Sérvia) e 300 alunos, de 18 estados brasileiros, além de integrantes da Colômbia, Argentina, Venezuela, Equador e Uruguai, que participaram dos 24 cursos de instrumento e canto.
SEGUNDO o primeiro vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, presente no concerto de encerramento, a realização de eventos como o Festival de Música reforça a missão do Sesc, que é a de promover o bem-estar dos comerciários e comunidade em geral, a partir de ações de cultura, lazer, esporte, saúde, educação e turismo.
Para realização do 4º Festival Internacional de Música, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Empresa Embaixador, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos e Ospa.