Conferência do Plano de Municipal de Educação ocorre no final de maio
A Smed chama a comunidade para contribuir com o planejamento da Educação de Pelotas para os próximos dez anos
A Conferência do Plano Municipal de Educação (PME) será realizada nos dias 26 e 27 de maio, no Colégio Pelotense, e deverá reunir representantes de diversas instituições ligadas ao Ensino de Pelotas. A audiência é aberta ao público e tem o objetivo de definir o documento-base do PME, composto por planejamentos e estratégias, para que o Município alcance as 20 metas estipuladas pelo Plano Nacional da Educação (PNE).
O processo de construção do PME, que terá vigência de 10 anos, envolve além da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), representantes das instituições de ensino superior, do Conselho Municipal de Educação, da 5ª CRE, da Secretaria de Cultura (Secult), das Escolas Especiais, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Condica), Promotoria Regional da Educação, Grupo Educ Ação e Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp).
Todos os municípios do País têm até o dia 25 de junho para adequar ou elaborar seus planos de educação. Após a Conferência Municipal, o documento-base será votado pela Câmara dos Vereadores e, uma vez aprovado, entrará em vigor alterando a lei municipal vigente.