Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Confiança do industrial gaúcho recua em outubro

24 outubro
15:03 2013

 

Levantamento da FIERGS indica pessimismo em relação à economia

Atividade IndustrialApós duas altas consecutivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS) no Estado registrou queda em outubro (51,2 pontos) em comparação com setembro (53,4 pontos). “O setor industrial continua sofrendo com um cenário pouco favorável, expresso nos juros crescentes, no baixo crescimento, na instabilidade cambial e na inflação elevada. Diante dessa conjuntura, o empresário tem adotado uma posição de maior cautela em relação ao futuro”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller.

A variável do ICEI-RS que analisa as condições atuais da economia e das empresas recuou e fechou em 44,4 pontos, exercendo o maior impacto negativo sobre a confiança. Para 44,9% dos empresários, a economia brasileira piorou nos últimos seis meses. Em relação à economia gaúcha, 42,3% perceberam um agravamento. Apenas 5,8% disseram que ambas melhoraram.

A variável de expectativas dos industriais para os próximos seis meses também desacelerou, apesar de continuar marcando otimismo (54,8 pontos). Em outubro do ano passado o valor era de 59,3 pontos. As perspectivas positivas associadas ao desempenho futuro das empresas (58,2 pontos) seguem dando sustentação às expectativas, que continuam pressionadas pelas projeções pouco favoráveis para as economias brasileira (47,7 pontos) e gaúcha (48 pontos).

Elaborado mensalmente pela FIERGS, o ICEI-RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções